“Gerir um negócio não é fácil”. Esta deve ser a frase mais comum e mais ouvida entre as mulheres empreendedoras. Começar um negócio por conta própria, sozinha, pode ser desafiante mas não é impossível. Basta ter a ajuda certa.
“Mas Vera, eu não tenho dinheiro ainda para formar uma equipa”, deves estar a pensar. Esta “equipa” de hoje é fundamental para qualquer negócio, em qualquer fase – são as chamadas ferramentas de gestão para empreendedoras.
Se estás a começar a tua jornada enquanto mulher empreendedora digital, deves saber quais as ferramentas de gestão mais utilizadas para que possas dar os primeiros passos como empreendedora. Se o teu negócio já está mais maduro, vão ajudar-te a otimizar processos e a escalar os teus resultados.
Todas as empresas recorrem ao poder das tecnologias e ferramentas de gestão para simplificar processos, promover a colaboração e otimizar os resultados do negócio. Eu uso-as todos os dias, em várias tarefas do meu negócio: redes sociais, faturação e gestão de vendas. Todas elas ajudam-me a concentrar no desenvolvimento do meu negócio.
Vamos desbloquear o potencial do teu negócio, mulher?
Índice
ToggleO que são ferramentas de gestão de negócio?
As tecnologias e ferramentas de gestão de negócio englobam uma série de plataformas e metodologias concebidas para ajudar a mulher empreendedora digital a planear, organizar, executar e controlar as operações relativas ao seu negócio. São recursos indispensáveis para empreendedoras em diferentes fases de crescimento e setores de negócio, permitindo aumentar a eficiência, otimizar processos e escalar o crescimento do negócio. Desde ferramentas de gestão de vendas, passando por ferramentas de planeamento e gestão de clientes, as ferramentas de gestão permitem que tenhas mais tempo para o que verdadeiramente importa: crescer o teu negócio.
Saber quais as ferramentas de gestão mais utilizadas ajuda a superar os muitos desafios de criar e gerir um negócio. Quer se trate de gerir lançamentos de novos produtos, acompanhar as finanças ou analisar dados, estas ferramentas garantem o apoio necessário para atingir os objetivos estratégicos do teu negócio. Ao centralizar as principais funções e automatizar tarefas repetitivas, consegues reduzir os custos, minimizar erros e melhorar a produtividade.
Eu gosto de chamar estas ferramentas de “bóias salva vidas”. Não num sentido literal, mas pelo menos no meu negócio são uma salvação, especialmente nos meus primeiros tempos enquanto empreendedora. Hoje conto com estas ferramentas para me ajudarem com tarefas que me iriam fazer perder tempo precioso se as fizesse sozinha. Sim, digo tempo precioso porque sabes qual é o meu lema – “trabalhando e desfrutando”. Desde sempre soube que queria dedicar-me ao meu negócio, sem nunca perder a liberdade de ter o meu próprio horário. Foi por isso que investiguei por ferramentas que me ajudassem a libertar o máximo de tempo possível para que conseguisse desfrutar de mais momentos na minha vida pessoal.
Para além da automatização de tarefas e de me dar tempo para focar no meu negócio, as ferramentas de gestão têm funcionalidades avançadas de análise e elaboração de relatórios, o que permite tomar decisões informadas sobre o teu negócio, o mercado e o público para o qual pretendes direcionar a minha estratégia. Ao analisar os dados em tempo real, consegues facilmente detetar oportunidades de melhoria no teu negócio, antecipar potenciais desafios e tomar decisões baseadas em dados que impulsionam o crescimento sustentável. Assim consegues gerir e escalar o teu negócio, sempre de uma forma consciente e informada.
Porque preciso destas ferramentas?
Um dos grandes erros que cometemos enquanto mulheres empreendedoras é o de acharmos que conseguimos fazer tudo sozinhas. Não há problema em admiti-lo porque eu fiz o mesmo. Começamos a nossa jornada a querer controlar tudo: a relação com as clientes, publicar nas redes sociais, lançar produtos, atrair novos clientes, gerir as finanças, explorar o mercado. Só quando me apercebi do tempo que perdia nessas tarefas todas é que percebi que precisava de ajuda. Comecei a pesquisar quais as ferramentas de gestão mais utilizadas e fui testando. Algumas tornaram-se aliadas para a vida, outras deixei de usar com o tempo. Todas estão aqui nesta lista.
Estas ferramentas são úteis em qualquer fase do teu negócio. Todas elas são gratuitas ou têm um plano gratuito ideal para quem está a começar. Eu comecei por utilizar algumas delas gratuitamente e, quando o meu negócio começou a crescer, comecei a utilizar os planos pagos de algumas.
Ao centralizares funções como o planeamento de lançamentos, a marcação de eventos e reuniões e a gestão de recursos, vais ver que a tua produtividade aumenta quase instantaneamente. Esta maior eficiência não só aumenta a produtividade, como também liberta tempo e recursos valiosos que podem ser redirecionados para pensares em novos produtos ou serviços para o teu negócio. No meu caso permitiu-me ter mais tempo para mentorias individuais, o serviço core na altura em que comecei.
Não podemos esquecer ainda o quanto estas ferramentas facilitam a colaboração e a comunicação, sobretudo porque enquanto empreendedora digital apostas em serviços descentralizados e remotos. Com funcionalidades como a atribuição de tarefas, a partilha de ficheiros e os canais de comunicação, estas ferramentas permitem que a entrega do teu serviço seja fluído, sem desafios e com a mais alta qualidade.
Essencialmente, as ferramentas de gestão são como a coluna vertebral das mulheres empreendedoras, permitindo que se adaptem à dinâmica do mercado em evolução, com serviços de excelência, e cresçam de forma sustentável.
As melhores ferramentas de gestão para empreendedoras
Hoje quero partilhar contigo “a lista”. Sim, “a lista” que gostava de ter tido quando comecei o meu negócio. Saber quais as ferramentas de gestão mais utilizadas ou as mais adequadas para o negócio é uma ajuda preciosa quando se começa a construir o próprio negócio.
Eu confio nestas ferramentas pela sua capacidade de otimizar processos, aumentar a produtividade e impulsionar o crescimento do meu negócio. São aliados perfeitos para qualquer empreendedora, mesmo as que têm um orçamento limitado ou que procuram minimizar os investimentos iniciais.
Estas ferramentas são uma porta de entrada para a prestação de serviços de alto nível sem gastar muito. Desde plataformas de gestão de tarefas a ferramentas de publicações nas redes sociais, espero que vejas o poder transformador de cada uma destas recomendações.
Quer estejas a iniciar o teu percurso ou pretendas expandir o teu negócio para novos patamares, estas ferramentas são adaptáveis e escaláveis, cumprindo sonhos e objetivos de várias empreendedoras. A adoção destas ferramentas não só permite competir em igualdade de condições, como também promove uma cultura de empreendedorismo que celebra a criatividade, a colaboração e o sucesso.
Vamos transformar o teu negócio, mulher?
Canva: Criação de artes para redes sociais
Arrisco-me a dizer que a maioria das mulheres empreendedoras em Portugal utiliza o Canva. Conhecido como uma das ferramentas gratuitas para gestão de redes sociais, o Canva é muito simples de utilizar e supera o desafio de não dominar as ferramentas de design “puro e duro”.
O Canva é excelente para criar imagens de alta qualidade para o Instagram em poucos minutos. A plataforma conta com milhares de modelos já prontos, onde só é preciso editar o conteúdo ou as cores de acordo com a paleta do teu negócio. Quer seja na conceção de gráficos para redes sociais, materiais de marketing ou apresentações, o Canva permite criar designs de aspeto profissional com facilidade e confiança.
A grande vantagem do Canva é que não precisas de investir para começar a criar conteúdo. O plano gratuito dá-te acesso a milhares de modelos disponíveis, adaptados ao Instagram, quer em formato story quer em formato estático. Não precisas por isso de decorar dimensões ou ajustar as imagens. O Canva foi feito para isso!
Enquanto os programas de design “tradicionais” podem ser caros e exigem uma formação extensiva, o Canva oferece uma versão gratuita com funcionalidades que satisfazem as necessidades de qualquer empreendedora. No caso das minhas mentoradas Impulse, recomendo o Canva para começarem a publicar conteúdo no Instagram. Em alguns casos ajudo a selecionar modelos existentes alinhados com a paleta de cores do seu negócio, para que a sua estratégia de conteúdo comece a funcionar a todo o gás.
O Canva é aquilo a que se chama “cloud App”, ou seja, uma plataforma baseada “na nuvem”. Assim como outras ferramentas gratuitas para gestão de redes sociais, o Canva permite criar, editar e colaborar em designs a partir de qualquer lugar. Podes instalar a app no telemóvel por exemplo e editar enquanto viajas, por exemplo.
A extensa coleção de elementos de design do Canva, incluindo tipos de letra, bancos de imagens e ilustrações, oferece infinitas possibilidades de personalização. Quer o teu objetivo seja uma identidade visual elegante e profissional ou vibrante e divertida, o Canva ajuda a concretizar.
Calendly: Agenda de marcações
O Calendly é, para mim, uma ferramenta obrigatória para qualquer empreendedora. Na sua essência, o Calendly simplifica a cansativa tarefa de organizar a tua agenda, automatizando o processo de marcação de eventos. Podes criar links de agendamento personalizados, que os clientes podem utilizar para marcar eventos com base na tua disponibilidade. Isto elimina o vai-e-vem de mensagens nas redes sociais, normalmente associados ao agendamento, poupando tempo valioso que pode ser redirecionado para tarefas de alta prioridade ou de desenvolvimento do teu negócio.
Também no caso do Calendly, o plano gratuito permite marcações de um tipo de evento por utilizador (por exemplo, consultorias individuais). Podes personalizar as tuas definições de disponibilidade, permitindo-te reservar tempo para compromissos pessoais, reuniões ou sessões de trabalho específicas. Além disso, o Calendly integra-se na perfeição com plataformas de calendário populares, como o Google Calendar, o Outlook e o iCloud, garantindo que tens sempre visibilidade em tempo real da tua agenda e evitas duplas marcações. Esta funcionalidade de sincronização é vantajosa se por acaso tens vários compromissos ou clientes de diferentes fusos horários.
Outro benefício importante do Calendly é a sua capacidade de melhorar a experiência e a satisfação do cliente. Ao fornecer aos clientes e potenciais clientes uma forma conveniente e sem complicações de marcações de compromissos, transmites valores de profissionalismo e respeito pelo teu tempo. O processo de agendamento sem problemas e os lembretes automatizados também reduzem a probabilidade de faltas de comparência, aumentando as tuas taxas de engajamento e conversão. A interface fácil de utilizar e o design intuitivo do Calendly contribuem para uma experiência de utilizador positiva, reforçando ainda mais a reputação e a credibilidade da tua marca.
O Calendly permite ainda, no caso de um plano pago, obter informações sobre padrões de marcações e produtividade. Através de análises detalhadas, podes depois acompanhar métricas como as taxas de reserva, a duração dos eventos e as taxas de conversão, permitindo-te identificar oportunidades de otimização e melhoria. Ao tirar partido de informações baseadas em dados, podes aperfeiçoar a tua estratégia de agendamento de forma mais eficaz.
Percebes porque digo que o Calendly é obrigatório? Como o plano gratuito permite personalizar o link de marcação de eventos e sincronização de agendas, esta ferramenta permite-te controlar o teu tempo, dar prioridade às tarefas e concentrar-te no que mais importa: fazer crescer o teu negócio. Quer se trate de agendar reuniões com clientes, colaborações de equipa ou compromissos pessoais, o Calendly oferece uma solução conveniente e eficiente que se alinha com a natureza do teu negócio.
Vendus: Sistema de faturação
Esta é aquela ferramenta que, na minha opinião, vale cada cêntimo investido. Não é à toa que este é um dos melhores programas de faturação em Portugal. Se para algumas empreendedoras o design é uma dor de cabeça, acho que para todas a faturação é um processo que precisa de muito cuidado.
O Vendus faz parte do grupo de ferramentas de gestão financeira e ganhou um lugar de destaque desde cedo no nosso negócio. Uma das coisas que gostamos é a facilidade com que se integrou com a nossa loja online. Assim que vendemos um curso no nosso site ou uma mentoria online, é gerada e enviada uma fatura ao clinte. O Vendus tem ainda a possibilidade de criar o ficheiro SAFT-T, um documento obrigatório mensal para as Finanças.
Assim como as ferramentas anteriores, o Vendus é também uma cloudapp. Há também uma versão para telemóvel, o que te permite gerir as vendas e a faturação em qualquer local. Podes experimentar gratuitamente o Vendus durante 30 dias, sendo que depois tens de escolher entre três planos diferentes, que podem ir entre os 8 e os 20 euros por mês.
Google Forms: Formulários e questionários
Se há uma missão para o Google é o de simplificar a vida dos seus utilizadores, criando as mais variadas ferramentas para facilitar o dia a dia. Uma dessas ferramentas é o Google Forms. Como o nome sugere, o Google Forms é uma ferramenta poderosa, que se adapta particularmente bem a qualquer empreendedora, oferecendo uma vasta gama de funcionalidades para otimizar vários aspetos do teu negócio. Criar formulários no Google Forms é uma forma muito simples e acessível de recolher informações valiosas de clientes. Podes aproveitar esta ferramenta para fazer estudos de mercado, recolher feedback sobre produtos ou serviços ou para pedir contributos para tomada de decisões estratégicas.
Podes criar formulários no Google Forms considerando a tua identidade visual e o intuito da tua pesquisa. Podes fazer perguntas de escolha múltipla, de resposta curta e menus pendentes. Podes ainda personalizar com as cores e letras da tua marca. Esta funcionalidade de personalização mantém a coerência de comunicação em todas as plataformas.
Outra vantagem importante em criar formulário no Google Forms é o facto de ser gratuito para sempre. Como parte do pacote Google Workspace, o Google Forms está disponível gratuitamente para utilizadores com uma conta Google. Esta acessibilidade democratiza o processo de recolha e análise de dados, permitindo-te competir em igualdade de circunstâncias e aceder às mesmas ferramentas poderosas que as empresas de maior dimensão têm. Também o Google Forms baseia-se na nuvem, permitindo às empresárias criar, distribuir e analisar inquéritos a partir de qualquer lugar com uma ligação à Internet.
Trello e Notion: Gestão de processos
O Trello e o Notion são duas ferramentas de gestão de processos e de produtividade com características e funcionalidades distintas, satisfazendo as diversas necessidades de empreendedoras e equipas. O Trello é conhecido pela sua abordagem simples e visual à organização de tarefas e projectos. Utilizando um sistema de quadros, listas e cartões, com o Trello podes criar fluxos de trabalho personalizados e acompanhar o progresso das tarefas do início ao fim. Cada cartão representa uma tarefa ou projeto específico e podes adicionar detalhes, anexos, prazos e etiquetas para organizar a tua rotina.
Em contrapartida, o Notion é uma ferramenta de gestão de processos mais abrangente e flexível que combina elementos como notas, gestão de tarefas e partilha de conhecimento. O Notion utiliza uma abordagem modular, permitindo criar páginas e bases de dados personalizáveis para organizar a informação de uma forma que se adeque ao teu fluxo de trabalho. Podes criar listas de tarefas, bases de dados, calendários e wikis, tudo na mesma plataforma, tornando o Notion uma ferramenta versátil para gerir vários aspetos do teu negócio. O editor de texto rico e as funcionalidades de base de dados do Notion permite-te captar ideias, colaborar em documentos e centralizar a tua base de conhecimentos, tornando-se uma ferramenta de gestão de processos holística.
Ainda que sejam usadas com a mesma finalidade, há algumas diferenças entre estas ferramentas de gestão de processos. A diferença fundamental entre elas é a abordagem à organização e estrutura. A simplicidade e a disposição visual do Trello tornam-no ideal para gerir tarefas e projetos com fluxos de trabalho claros e passos definidos. A interface simples é adequada para equipas que preferem uma abordagem mais estruturada à gestão de projetos, em que as tarefas progridem linearmente de uma fase para a seguinte. Por outro lado, a flexibilidade e as opções de personalização do Notion permitem uma organização mais complexa e dinâmica. Com o layout modular e funcionalidades de base de dados, o Notion permite criar fluxos de trabalho personalizados e adaptados às necessidades do teu negócio.
Outra diferença entre o Trello e o Notion é o seu foco na colaboração e na comunicação. Embora ambas as ferramentas ofereçam funcionalidades para a colaboração em equipa, o Trello centra-se principalmente na gestão de tarefas e pode exigir a integração com ferramentas de comunicação externas, como o Slack ou email para a comunicação entre equipas. Em contrapartida, o Notion incorpora funcionalidades de comunicação diretamente na plataforma, permitindo-te colaborar em documentos, deixar comentários e discutir tarefas no contexto dos projectos. Esta integração da comunicação e da colaboração na mesma plataforma simplifica os fluxos de trabalho e aumenta a produtividade.
No caso da mentoria Impulse, eu uso o Notion para fazer exercícios nas aulas. Cada mentorada pode fazer uma cópia desse exercício e responde individualmente. Isto permite organizar os conteúdos para as minhas mentoradas e inclusivamente deixar comentários caso seja necessário, mantendo sempre a identidade visual alinhada.
Mindmeister: Gestão de produção
Se ainda não sabes o que é o MindMeister, mulher, então prepara-te para a melhor ferramenta do mundo! Todas as minhas alunas e mentoradas conhecem-na e já a usam todos os dias para colocar todas as ideias “no papel” digital.
Como o nome indica, o MindMeister é uma ferramenta de gestão de produção de mapas mentais que permite visualizar ideias, organizar pensamentos e colaborar com membros da equipa em tempo real. No caso da mentoria Impulse, trabalho planos de ação para cada mentorada no MindMeister. Definimos objetivos, passos, tudo no MindMeister. Mesmo nos meus diretos do Instagram e Youtube, recorro ao Mindmeister para organizar o conteúdo a transmitir. O MindMeister não passa de um ecrã em branco onde podes criar, editar e partilhar mapas mentais, permitindo fazer brainstorming de novos conceitos, planear projectos e resolver problemas complexos com facilidade. Com a sua interface de fácil utilização e um vasto conjunto de funcionalidades, o MindMeister é uma solução poderosa para empreendedoras que procuram simplificar o processo criativo.
Uma das principais características do MindMeister é a sua funcionalidade de colaboração, que permite que vários utilizadores trabalhem no mesmo mapa mental em simultâneo. Esta funcionalidade de colaboração em tempo real promove o trabalho em equipa e a partilha de ideias, permitindo tirar partido da experiência coletiva e da criatividade dos membros da equipa. Quer se trate de um brainstorming de ideias para o lançamento de um novo produto ou da definição ou de fluxos de trabalho, o MindMeister garante que todas as tuas ideias ganhem forma.
No seu plano pago, que pode ir desde os 6,50€ até aos 15€ por mês, O MindMeister integra-se perfeitamente com outras ferramentas de produtividade, como o Google Drive, o Microsoft Teams e o Slack. No plano gratuito podes criar até 3 mapas mentais e podes integrar com o Microsoft Teams.
Outra caraterística de destaque do MindMeister é a sua acessibilidade e compatibilidade entre plataformas. A ferramenta está disponível como aplicação Web, aplicação de ambiente de trabalho e aplicação no telemóvel, garantindo que podes aceder aos teus mapas mentais em qualquer altura, em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. Podes captar ideias em movimento, colaborar com os teus mentores e membros de equipa em diferentes locais e manter-te produtiva mesmo quando trabalhas remotamente. Todas as alterações são automaticamente sincronizadas entre dispositivos, proporcionando uma experiência perfeita e sem complicações.
É uma ferramenta valiosa para empreendedoras que procuram libertar a sua criatividade, simplificar a colaboração e organizar os seus pensamentos de forma eficaz. Com a sua interface intuitiva, funcionalidades de colaboração, opções de personalização e compatibilidade entre plataformas, o MindMeister permite-te transformar ideias em ação e atingir os teus objectivos comerciais com confiança. Quer se trate de planear projectos, estratégias de brainstorming, ou facilitar discussões de equipa, o MindMeister é transformador para qualquer negócio.
Adobe Lightroom: Edição de fotos
O Adobe Lightroom é uma das mais populares ferramentas gratuitas para gestão de redes sociais. Tornou-se indispensável para fotógrafos e criadores de conteúdo que dependem de imagens de alta qualidade para vender os seus produtos e serviços de forma eficaz. O Lightroom oferece um conjunto abrangente de funcionalidades de edição que permite melhorar e transformar as tuas fotografias com precisão e criatividade. Desde ajustes básicos, como exposição e correção de cores, até técnicas avançadas, o Lightroom permite criar fotografias atraentes e consistentes com a tua marca.
Um dos principais pontos fortes do Lightroom é o de preservar o ficheiro de imagem original e fazer edições reversíveis sem alterar os dados subjacentes. Esta funcionalidade é interessante para manter um estilo visual consistente e profissional nos materiais da marca e conteúdo de marketing. Podes experimentar diferentes técnicas de edição, aplicar “presets” para ajustes rápidos e aperfeiçoar todos os aspetos das tuas fotografias sem receio de perder a qualidade da imagem.
Se gostas mesmo da área de edição de imagem, o Lightroom oferece uma integração perfeita com o ecossistema mais alargado de ferramentas criativas da Adobe, incluindo o Photoshop, o Illustrator e o Adobe Stock. Podes transferir fotografias entre aplicações, tirando partido das capacidades de edição avançadas do Photoshop e aceder a imagens de stock de alta qualidade diretamente no Lightroom.
Assim como as outras ferramentas para gestão de redes sociais, o Lightroom tem também um plano gratuito que permite fazer algumas edições sem grande investimento. Para além da aplicação para o computador, o Lightroom é frequentemente usado no telemóvel. É muito fácil de editar no telemóvel sem perder a qualidade ou a usabilidade da plataforma. Podes por isso tirar fotografias em viagem e editar enquanto esperas na fila do aeroporto, por exemplo.
Quer estejas a começar a tua página no Instagram ou a produzir conteúdo de forma consistente, o Lightroom oferece as ferramentas e os recursos de que precisas para passar uma imagem de confiança e credibilidade no mercado.
Loom: Gravação de vídeo
O Loom é uma ferramenta de gravação de vídeo que ficou popular pela sua facilidade e simplicidade de gravar vídeos, especialmente ecrãs. O Loom é a ferramenta ideal se o teu negócio está ligado ao ensino, educação, cursos e tutoriais. Com a extensão para o browser, podes simplesmente carregar no ícone da aplicação e podes selecionar o ecrã que pretendes gravar.
O Loom tem outras funcionalidades para melhorar a experiência de mensagens de vídeo. Podes adicionar notas, legendas e emojis aos vídeos para enfatizar pontos-chave e transmitir emoções de forma eficaz. O Loom também permite criar landing pages em vídeo personalizáveis e botões de apelo à ação, permitindo experiências de vídeo com a tua marca. O Loom integra-se com ferramentas de produtividade populares, como o Slack, o Google Workspace e o Trello, conseguindo assim incorporar mensagens de vídeo nos teus fluxos de trabalho existentes e facilitar a comunicação entre ferramentas diferentes.
O Loom é assim uma ferramenta valiosa para criar conteúdos dinâmicos, especialmente na área de transmissão de conhecimentos.
E se a tua preocupação com esta plataforma é o investimento, não te preocupes. O Loom também tem um plano gratuito que permite criar até 25 vídeos por utilizador, numa duração máxima de 5 minutos por cada um. Não há desculpas para não criar conteúdo!
Com estas ferramentas poderei ser uma mulher empreendedora no digital?
Claro que sim! Mulher, acabei de partilhar contigo uma transformadora lista de ferramentas disponíveis atualmente. Com estas ferramentas e um plano de ação adequado, não há como não surgir oportunidades para ti no digital. Desde plataformas de gestão de processos como o Trello e o Notion a ferramentas de gestão de redes sociais e imagem como o Canva e o Adobe Lightroom, estas ferramentas vão ajudar a superar todos os desafios associados a começar um negócio por conta própria. Estas ferramentas ajudam-te a simplificar tarefas, aumentar a criatividade e comunicar com clareza e impacto.
Quer estejas a começar o teu negócio ou a querer escalar a tua oferta, estas ferramentas ajudam o teu negócio a prosperar. Com o Trello e o Notion, podes organizar tarefas e gerir processos, independentemente da tua localização ou setor de negócio. O Canva e o Adobe Lightroom oferecem soluções de design intuitivas que te permitem criar imagens e peças de comunicação profissionais. O Loom reforça a proximidade com os clientes através de vídeos personalizados e educativos.
Com estas ferramentas, não há limites para o que podes alcançar, mulher! Quer sejas uma empreendedora experiente ou apenas a iniciar o teu percurso, estas ferramentas garantem o apoio, a flexibilidade e a criatividade de que precisas para dar vida às tuas ideias e causar um impacto significativo. Claro que estas ferramentas de nada valem se não tiveres uma estratégia de negócio sustentada num plano de ação adequado à fase em que o teu negócio se encontra. Com a mentoria Impulse, ajudamos as nossas mentoradas a tirar o melhor proveito de cada uma destas ferramentas, considerando o setor de negócio e a fase em que o negócio se encontra. Em alguns casos, pode fazer sentido investir em determinadas plataformas e optar pelo plano gratuito de outras. Do que estás à espera para libertar todo o teu potencial, mulher?