Já pensaste como é que a comunicação digital e redes sociais já são quase indissociáveis nos tempos de hoje? Quase que garanto que quando começaste a delinear o teu negócio digital que um dos primeiros pontos que sempre tentaste fazer, ou que pelo menos te disseram como ser o caminho, foi procurar estratégias de comunicação para redes sociais. Acertei?
Mas é verdade! Sendo todas elas gratuitas, ou pelo menos a grande maioria das suas funcionalidades, as redes sociais são neste momento o tipo de meio de comunicação mais utilizado pelos projetos digitais.
Como te disse, são grátis, imediatas, e têm ainda outros importantes fatores aliados como a internacionalidade, o leque de funcionalidades e a proximidade que criam entre interlocutores.
Todos os dias surgem novas ideias de como é que podem funcionar, e até vão surgindo novas redes sociais de vez em quando, mas há uma série delas que já estão bem estabelecidas no mercado e que podem ser o teu pontapé de saída para potenciar o teu negócio e suas vendas.
Por isso hoje falamos de como é que as redes sociais interferem na comunicação e quais são as que mais se destacam em Portugal. Não há redes sociais melhores que outras, há sim redes sociais certas para impulsionar o teu negócio.
A influência das redes sociais na comunicação humana
Chegar à outra pessoa pode ser muito mais fácil através de uma interação direta e em pessoa. Vemos a reação em tempo real, conseguimos ajustar a nossa postura e até o nosso discurso, mas a verdade é que nos dias de hoje já não é o foco principal de muitos negócios.
Numa era onde os negócios digitais prosperam, não existindo indícios de ser uma área que vá abrandar num futuro próximo, é preciso olhar para novos métodos de comunicação. É aqui que entra a internet. As redes sociais e comunicação estão agora mais ligadas que nunca e já não são apenas um espaço para partilha de fotos ou estados de espírito.
A comunicação nas redes sociais é a chave para o crescimento de muitos negócios. Por serem globais conseguem levar uma mensagem a mais cantos do mundo, e chegar a pessoas que talvez pelo meio tradicional não chegassem. Afinal de contas, o teu escritório pode ser em Lisboa mas se o posicionamento digital for bom, podes chegar a alguém que esteja em Nova Iorque, EUA, ou Tóquio, Japão.
As redes sociais são espaços de comunicação e são cada vez mais o local de eleição das gerações mais jovens para passarem mensagem do que gostam, do que sugerem, e do que precisam. É um mundo rápido e sempre em mudança, mas um mundo para se apostar.
Redes sociais como estratégia de marketing
Uma estratégia de marketing não é encontrar o logo certo, uma palete de cores engraçada e definir o número de posts que vão sair numa determinada rede social. É mais. É muito mais que isso.
Desenvolver uma estratégia de marketing significa que deves pensar na apresentação da tua marca (logo, cores, visual estético) mas também na forma como comunicas, ou seja, o que vais dizer, como vais dizer, para quem o vais fazer e claro, como é que o vais fazer.
Por essa razão, as redes sociais são uma importante peça na engrenagem de uma estratégia de marketing. Além de te possibilitarem criar um caminho de divulgação à partida mais barato que os meios tradicionais de marketing, são também a forma ideal de chegar a mais pessoas. E sim, isto conta mesmo que não ambiciones expandir o teu negócio além fronteiras.
Assim, é importante que saibas que redes sociais como estratégia de marketing são um complemento e não devem ser consideradas como o “bolo” do teu planeamento de negócio. No entanto, deixamos-te aqui os pontos que deves contemplar como fazendo parte de uma estratégia de marketing pelas redes sociais:
- Criação de conteúdo;
- Planeamento – o calendário editorial;
- Interação com o público – comentários, stories, reels, partilhas;
- Monitorização das redes sociais;
- Definição e investimento em anúncios estratégicos;
- Análise contínua dos resultados para otimização da estratégia geral.
Se conseguires ter estas ideias acima orientadas, então parabéns, estás a caminhar para o grupo dos empreendedores que potencia as redes sociais como estratégia de marketing e complemento ao negócio.
Como comunicar nas redes sociais
Não há uma fórmula mágica para se ser o mestre guru das redes sociais mas claro que existem dicas valiosas sobre como comunicar nas redes sociais. O importante, acima de tudo, é que definas dois parâmetros distintos: a quem é que a tua comunicação se destina e qual o objetivo da tua comunicação. Se tiveres bem presente estas duas ideias, encontrar a estratégia de marketing de redes sociais que referi anteriormente será mais fácil e intuitivo até.
Fica com alguns métodos e estratégias que te podem ajudar a comunicar nas redes sociais sem grandes complicações.
1. Conhece as tuas redes sociais
Nunca irás conseguir estabelecer uma boa estratégia de comunicação nas redes sociais se não souberes o que já fizeste no passado e o impacto que isso teve no estado atual da tua presença digital.
Quando lanças o teu negócio e crias a página oficial do projeto muito pode ser deixado ao acaso mas é também nesta inexperiência que irás encontrar as pistas para uma estratégia mais definida e orientada para os teus novos objetivos.
Assim, uma das melhores estratégias para saberes como comunicar nas redes sociais é avaliar o que já fizeste no passado. Se quiseres efetivamente um método sugiro-te a análise SWOT.
S: STRENGTHS (Forças)
W: WEAKNESSES (Fraquezas)
O: OPPORTUNITIES (Oportunidades)
T: THREATS (Ameças)
Faz uma análise do que já tens nas redes sociais e descobre o que se enquadra em cada um dos pontos acima – irás descobrir o que já estás a fazer bem, onde podes melhorar e podes usar a tua concorrência como inspiração para fazer mais, diferente e melhor. É um trabalho que exige alguma frieza na análise, especialmente se foste tu que já trabalhaste no conteúdo, mas em último caso pede ajuda a alguém de fora. Não te esqueças que alguém de fora do negócio tem sempre uma visão mais fresca e poderá inclusive ajudar-te a perceber falhas que nunca antes reparaste.
2. Enquadra o público-alvo nas tuas redes sociais
Queres dar a conhecer o teu negócio todo ou apenas um produto em específico? A ideia é que chegue apenas a jovens empreendedores ou também a chefes de negócios já bem estabelecidos e bem cotados no mercado? Bem sei que a ideia geral costuma passar por querer chegar a todos para aumentar potencialmente as vendas mas essa não pode ser a tua estratégia.
Para que as tuas redes sociais funcionem deves saber para que as queres usar e, acima de tudo, para quem é que as estás a direcionar. Se estiveres a falar de um público mais velho, certamente que não irás fazer um vídeo que tenha mais informação apelativa ao público jovem por exemplo.
Por isso, a definição de um público-alvo é o primeiro ponto de partida para começar a montar uma boa estratégia de comunicação nas redes sociais.
3. Define o objetivo da comunicação nas redes sociais
Porque é que queres comunicar nas redes sociais? Parece uma pergunta vaga mas nem todos sabem responder porque assumem que se a rede social é popular então significa que o negócio tem de estar presente nela. Mas queres saber uma coisa? Essa é uma ideia errada.
Tu deves estar nas redes sociais conforme os teus objetivos e a tua comunicação deve ser reflexo dessas ideias. A tua comunicação nas redes sociais pode por exemplo ser enquadrada em três objetivos diferentes:
- Alcançar mais pessoas (através das redes sociais);
- Aumentar o número de vendas do teu negócio;
- Aumentar o número de visitas ao teu website.
Ao definires o motivo pelo qual queres marcar presença nas redes sociais, irás então conseguir definir o tipo de conteúdo que crias, como é que o publicas e com que periodicidade deves investir em anúncios pagos por exemplo.
4. Estabelece metas mensuráveis – método SMART
Pode parecer um cliché o que te digo mas trata-se de uma regra base para definição de estratégia de marketing. Ambiciona crescer o teu negócio e a tua presença digital, mas estabelece metas alcançáveis e realistas. Se começares a estabelecer objetivos irrealistas vais fazer com que mesmo que o trabalho esteja a ser bem desenvolvido surja a desmotivação por não se alcançar os números idealizados inicialmente.
O melhor método a aplicar é o SMART.
S: SPECIFIC (específicos)
M: MEASURABLE (mensuráveis)
A: ACHIEVABLE (alcançáveis)
R: REALISTIC (realistas)
T: TIMEBOUND (temporais)
Se conseguires criar uma lista de objetivos em que cada um se ligue de forma ampla a todos estes pontos, então estarás no caminho certo. Deves ter um objetivo específico, que não seja vago como simplesmente angariar seguidores, e encontrar métodos para avaliar o seu sucesso; por exemplo, criar uma relação entre número de publicações com número crescente de seguidores e consequentes vendas pode ser uma boa métrica para perceberes se estás no caminho certo.
5. Escolhe as redes sociais certas
A base para qualquer negócio digital é ter um “porto seguro”, e que por norma é um website. Mas, como as redes sociais são o canal de comunicação de eleição do digital, então sim deves apostar nesse canal extra de ligação ao público.
Maas tira da cabeça a ideia de estar em todas as redes sociais. Depois de fazeres uma análise SWOT, perceberes onde anda o teu público-alvo e estabelecer quais os teus objetivos SMART, está na hora de escolher onde ter presença digital.
Podes estar em 3 das mais populares redes sociais do país/mundo como podes estar apenas em uma, e não existe mal nenhum nisso. Escolhe a rede social que mais se adequa à comunicação que queres fazer e que te irá trazer os melhores resultados para o que ambicionas alcançar no teu negócio.
6. Acompanha as tendências do marketing digital
Não precisas de te inscrever em todos os cursos de marketing digital que te apareçam no feed mas é de extrema importância que mantenhas algum elo de ligação às maiores plataformas e nomes do marketing digital.
Comunicar bem nas redes sociais envolve manteres-te a par da atualidade e de todas as novidades do mundo digital. Elas podem não se aplicar todas a ti mas convém ires percebendo o que se faz e o que pode ser uma boa adição à tua estratégia de marketing.
Lembra-te que uma boa estratégia de marketing não tem de ser “fechada”, devendo até estar sempre em constante otimização.
7. Fala com a tua audiência
Parece redundante dizer-te isto quando o tema é sobre como comunicar nas redes sociais mas é um ponto que nunca é demais frisar. Fala e comunica com a tua audiência.
Comunicar nas redes sociais já não é apenas criar um post bonito, com um design apelativo, e fazer uma storie animada para captar a atenção do seguidor. Comunicar nas redes sociais passa também por estabelecer uma relação com quem está do outro lado do ecrã e isso exige dedicação da tua parte.
Interage com os teus fãs/seguidores, coloca perguntas, estimula a partilha e mostra que és uma pessoa real por detrás do teu negócio, e não apenas uma marca ou uma persona idealizada para as redes sociais. O mundo digital poderia ser de aparências, mas na realidade é cada vez mais de pessoas mostrarem-se como são.
Quais são as melhores redes sociais em Portugal para comunicação
Não há uma resposta certa, mas também não há uma resposta errada. As redes sociais são espaços de comunicação por excelência mas, quando falamos em Portugal, temos de pensar que o público pode não estar direcionado para o mesmo que as pessoas de outros países.
Vejamos o exemplo dos Estados Unidos; é comum vermos imensas notícias a referir citações de celebridades e figuras públicas no Twitter, e ‘notícias’ que se desenrolam com base na informação que se encontra nessa rede social mas, será que podemos dizer o mesmo em Portugal? Sim, temos quem use e já começam a surgir exemplos mas a expressão real do Twitter no contexto de Portugal ainda não é a mesma.
Resume-se portanto tudo a números e estatísticas. O que, atenção, não significa que devas fazer comunicação nas redes sociais todas só para estares in. Pelo contrário! Tu deves é aplicar estratégias de comunicação para redes sociais que te façam sentido tendo em conta o negócio, o teu nicho e o teu objetivo final.
As redes sociais mais escolhidas em Portugal
Em Portugal, tendo por base os números de utilizadores ativos nas redes sociais, existem quatro redes sociais bastante populares: Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok. Mas não importa estar apenas lá se não souberes como aliar estas redes sociais e comunicação de forma correta.
O Facebook, ainda que muitos digam que está perto da morte, é na realidade a rede social de topo no nosso país. O que acontece, face a outras, é que neste momento possui a maioria do público em faixas etárias mais velhas. Se é mau? Não, mas é um fator que influencia o tipo de comunicação que fazes e a presença da tua marca.
Já o Instagram, por outro lado, que segue muito perto do Facebook, tem sido a rede social com mais crescimento nos últimos anos. Ainda que seja do mesmo grupo agora, englobando-se no Meta Business, o Instagram já não é a rede social dedicada a fotografias bonitas como foi outrora. O Instagram é um espaço de partilhas de fotos sim, mas também de muita informação, vídeos instantâneos e um espaço de vendas. Para alguns negócios começa como o primeiro ponto de contato com redes sociais e mantém-se o único dada a sua versatilidade.
E se o Facebook e o Instagram têm uma componente muito mais social, o LinkedIn é também ele uma rede social mas de caráter mais formativo e corporativo. A comunicação nas redes sociais nunca é fácil de idealizar mas no LinkedIn pode ser ainda ligeiramente mais complicado; não sendo um espaço para venda, é uma plataforma que pode servir para aprimorares a tua personal brand. Tendo ganho popularidade nos últimos anos enquanto espaço para partilha de opiniões políticas ou sociais relativamente a questões de emprego, habitação e estado de vida geral do país, tem em mente que deve ser muito cuidado. As redes sociais são espaços de comunicação mas infelizmente também são espaços para encontrar opiniões que possam ser colocadas fora de contexto. Mantém LinkedIn sim, mas se for propício a fazer crescer a tua persona empresarial e a expandir o teu negócio noutras vertentes que não propriamente a venda.
Já o TikTok, por outro lado, é a rede social em franca expansão em todo o mundo. Tendo alcançado maior interesse durante o confinamento, quando todos estavam em casa e por isso procuravam mais fontes de entretenimento, a realidade é que esta é uma plataforma excelente de divulgação de produtos. Pode ser uma forma de chegar a muita gente e tem a particularidade de ser especialmente popular nas faixas etárias mais jovens, que chegam mesmo a utilizá-la como um motor de busca ao invés das plataformas habitualmente utilizadas. O TikTok é uma rede social de partilha mas também educativa e por isso uma forma de comunicar nas redes sociais de forma bastante engraçada. O senão? Tens de ter bastante à vontade para entrares neste mundo onde é tudo em vídeo.
Redes Sociais em expansão em Portugal
Como te disse anteriormente, existem imensas redes sociais que ainda estão em crescimento em Portugal. No entanto isso não significa que sejam canais de comunicação para se esquecer. Lembra-te que a comunicação digital e redes sociais estão sempre interligadas e trata-se de um trabalho de análise individual para cada negócio.
Excluindo assim as mais populares que já referimos – Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok – atualmente, estas são as redes sociais mais interessantes que ainda podem ser muito exploradas em Portugal.
- Youtube
- Snapchat
- Twitch
- Tumblr
Se quiseres perceber se são afinal a tua rede social de eleição, a minha recomendação é que te inscrevas e passes tempo a explorá-las. Só assim irás conseguir perceber se é um meio onde vejas o teu público-alvo a interagir, e dessa maneira avaliar se é um canal de comunicação onde valha a pena investires o teu esforço e trabalho diário.
Qual a melhor estratégia de comunicação nas redes sociais
Uma boa estratégia de comunicação é aquela que é a melhor para ti e para o teu negócio. Mesmo que a tua concorrência tenha cinco redes sociais diferentes, dá um passo atrás, analisa e pensa bem se é isso que precisas. Não seria tão mais gratificante veres que até conseguirias mais sucesso com menos redes sociais e eventualmente até menos carga de trabalho?
É por isso que te enumerei acima as melhores formas de comunicar nas redes sociais. Não são ideias soltas mas sim dicas de quem já passou pelas dores de crescimento do mundo digital e que já tem a experiência para a partilha. Da minha parte podes contar com uma orientação sobre o caminho a seguir tendo em conta o teu próprio negócio e as tuas próprias ambições.
A melhor estratégia de comunicação nas redes sociais é a que faz crescer o negócio. É aquela que mostra aos seguidores quem és, o core do teu negócio e marca, e que se revela natural e não um projeto demasiado elaborado de comunicação.
Comunicar nas redes sociais deve ser simples, “íntimo”, instantâneo e confortável. Por isso é importante conhecer as tuas próprias redes sociais, estabelecer objetivos realistas, escolher onde estar digitalmente e interagir com o público-alvo.
Mas se ainda estiveres na dúvida sobre o caminho que segues, e precisas de um olhar de fora, fala comigo. Eu posso ajudar-te a perceber onde melhorar a comunicação nas redes sociais.