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Vera Pereira

Como conquistar os primeiros clientes no digital

O primeiro passo de qualquer empreendedora é o de arriscar criar o seu próprio negócio. Sair da zona de conforto, decidir empreender e trabalhar naquilo que se acredita é um verdadeiro salto de fé. É libertador empreender e saber o que queremos fazer da nossa vida, mas precisamos do passo seguinte, que é o de captar clientes. 

A dúvida que mais me colocam é a de como conseguir os primeiros clientes, tanto nas redes sociais, como nas consultorias individuais ou até nas aulas. Captar novos clientes não é uma corrida, mas uma maratona. Saber como conquistar clientes é desafiante para qualquer empreendedora, não só para aquelas que ainda não passaram do tal primeiro passo, mas também para as que procuram aumentar ou até mesmo manter a sua carteira. 

Conquistar os primeiros clientes digitais constitui um marco crítico no percurso de qualquer empreendedora. Representa o limiar entre o sonho e a concretização, entre o potencial e a evolução. No meio de tantas dicas de marketing e ferramentas tecnológicas, encontrar um caminho claro para conquistar clientes parece um bocado confuso.

Hoje partilho contigo seis potenciais formas de como conseguir os primeiros clientes. São estratégias que funcionaram comigo e que de certeza vão funcionar no teu negócio. Há muitas oportunidades à espera de serem aproveitadas, relações à espera de serem criadas e sucesso à espera de ser atingido. 

Ainda que captar clientes seja inegavelmente crucial, a verdadeira essência reside no conhecimento profundo do teu negócio e como te posicionas perante os teus potenciais clientes. 

Com estas estratégias vais descobrir como conseguir clientes, mas também vais cultivar relações duradouras que impulsionam o crescimento sustentado e a prosperidade.

Os primeiros passos 

Antes de partilhar contigo como conquistar um cliente, preciso que tenhas esta ideia sempre contigo: não podes tomar os teus clientes como garantidos. Ter clientes não é um estado estático, mas sim um processo contínuo que exige esforço e adaptação contínua.


Vamos ser sinceras, mulher: Há cada vez mais conteúdo nas redes sociais, novas páginas de negócios a surgir diariamente, o que faz com que a capacidade de atenção dos teus potenciais clientes diminua. Deves por isso, enquanto empreendedora, saber como conquistar a confiança de um cliente e procurar formas de envolver e acrescentar valor.

Tal como as estações mudam, também os interesses, as preferências e os comportamentos de compra dos clientes mudam. Podem demonstrar interesse, envolver-se com o conteúdo e, no entanto, abster-se de uma conversão imediata. No entanto, este desinteresse não equivale a uma perda de potencial. Em vez disso, devemos antecipar-nos e adaptar-nos a estas mudanças sazonais, criando relações que podem culminar em vendas importantes.

Mas antes de partir para a relação com os outros, vamos começar pela relação com o teu negócio. Não podes partir à descoberta de clientes se não conheces bem o teu negócio e a tua oferta. 

Definir o teu público alvo 

Definir o teu público alvo é a pedra angular de qualquer estratégia de negócio bem sucedida. Segmentar permite-te criar nichos dentro de um público mais amplo e assim chegar de forma mais eficaz aos teus clientes. Eu costumo dizer isto às minhas mentoradas “Se comunicamos para todos, não comunicamos para ninguém“. 

Tens de saber para quem estás a falar. Eu gosto de fazer algumas perguntas às minhas alunas, para que saibam como conseguir os primeiros clientes: “Que dúvidas vou esclarecer aos meus público?” “Que dor vou tocar?” “De que forma vou chegar até ele?” Colocar-se na pele dos teus clientes permite-te descobrir informações valiosas do teu segmento. O sucesso da tua estratégia depende da resposta à pergunta: “Quem quer comprar o que eu tenho para oferecer?”

Partilho o meu exemplo contigo: eu comecei a minha jornada de empreendedora com anúncios de gestão de redes sociais no OLX. Foi através desta plataforma que conquistei os meus primeiros clientes. No entanto, não investia na minha marca pessoal e no meu negócio. Sabia que queria clientes pequenos, que ainda não tinha experiência suficiente para trabalhar com grandes marcas, então fui aceitando estes clientes que foram surgindo. 

Só que a pandemia e a respetiva crise levou-me a pensar que de facto não investia na minha marca pessoal e estava na hora de o fazer. Se começasse de novo, o meu primeiro passo seria mesmo esse – definir o meu público alvo e o meu posicionamento e depois comunicar o valor que poderia acrescentar a esse público alvo. 

Construir uma oferta de negócio

Construir uma oferta de negócio 

Depois de saberes “a quem?” vais vender, é fundamental também saberes “o que” vais vender. Isto aplica-se a infoprodutos ricos em conhecimentos valiosos, ou de cursos abrangentes concebidos para educar e capacitar, ou até mesmo produtos físicos tangíveis que respondam a necessidades específicas. Com a plena noção das dores dos teus clientes, estás pronta para criar ofertas que não só satisfaçam como excedam as suas expectativas. 

Um exercício que proponho às minhas mentoradas na Impulse é o de fazerem um pequeno questionário à sua audiência nas redes sociais. Apenas algumas perguntas para saber a pertinência da sua oferta de negócio. As respostas a este questionários são muitas vezes surpreendentes, até mesmo para mim. Ajudam a ver com mais clareza a oferta de negócio, muitas vezes que nem a própria aluna pensava. Quer seja através de características inovadoras dos produtos ou de serviços personalizados, o objetivo final é o de garantir uma resposta eficaz aos desafios partilhados e oferecer propostas de valor que geram transformação. 

Alinhar a oferta de negócio com as dores do cliente requer empatia, perspicácia e um compromisso sério em gerar a mudança.

Comunica a tua oferta de negócio 

É importante também alinhares a tua oferta comercial com uma estratégia de comunicação. A consistência das mensagens, da marca e do tom em todos os canais de comunicação é importante para estabelecer a coerência e a credibilidade da tua marca. Este alinhamento não só aumenta o reconhecimento do teu negócio, como também promove ligações mais profundas com os teus clientes.

Mais uma vez, considera o meu exemplo: a pandemia de certa forma obrigou-me a fazer esta reflexão. Ao saber quem é que eu era capaz de ajudar, foi fácil para mim construir uma oferta a partir daí. Eu sabia que queria trabalhar com negócios pequenos, então construí a minha estratégia de comunicação a partir daí. No meu perfil profissional partilhava os resultados e a transformação que conseguia gerar com o meu serviço de gestão de redes sociais. No final de cada publicação colocava um Call to Action para marcação de reunião comigo para estipular um orçamento. 

Criar uma página profissional em vez de transformar um perfil pessoal num perfil no Instagram é uma pergunta que também colocam muitas vezes. Ainda que dependa muito do tipo de negócio, eu partilho a opinião distinção entre as duas é crucial, especialmente se tivermos em conta que os perfis pessoais são muitas vezes dirigidos aos círculos mais próximos, incluindo amigos e familiares, que podem não constituir necessariamente o público mais qualificado para o nosso negócio. 

Ao criares uma página profissional dedicada, os potenciais clientes podem selecionar conteúdos e interagir com um público alvo mais próximo aos objetivos do teu negócio. Este espaço dedicado permite uma abordagem estratégica à tua marca, à criação de conteúdos e ao envolvimento do público, promovendo ligações com potenciais clientes que partilham interesses comuns. Manter uma delimitação clara entre a presença online pessoal e profissional, reforça a tua credibilidade e cultiva relações significativas na tua jornada enquanto empreendedoral.

Estratégias para conquistar clientes no digital

Estratégias para conquistar clientes no digital

Conquistar os primeiros clientes digitais pode ser uma tarefa assustadora, mas não tem de ser se o fizeres de forma estratégica. Hoje partilho contigo seis estratégias muito simples e que podem ser aplicadas em qualquer fase do teu negócio.

Não te assustes com a quantidade! Não tens de implementar todas de uma vez. O meu conselho é que implementes pelo menos uma destas estratégias, bem sustentada e alinhada com os teus objetivos. Vais ver que vai fazer a diferença no teu negócio. 

Outro aspeto importante destas estratégias é que podes aplicá-las ao longo de toda a tua jornada como empreendedora. Podes aplicar no início do teu negócio, enquanto o mesmo se desenvolve ou até já está mais do que estabelecido no mercado. São dicas facilmente adaptáveis e escaláveis, capazes de crescer a par com o teu negócio e de evoluir para responder às diferentes necessidades que o teu negócio vai enfrentar. Ao adotar estas estratégias como elementos fundamentais da tua estratégia, vais ver como as coisas vão fluir como nunca. 

Estar nas redes sociais ou plataformas onde os teus clientes estão 

Mapear as plataformas ou redes sociais que o seu público frequenta é o primeiro passo para captar clientes. Depois de segmentar o teu público alvo, é importante perceber onde é que este passa o seu tempo online. Este processo de mapeamento varia consoante o teu tipo de oferta e o teu público alvo. 

Por exemplo, muitas empreendedoras querem saber como conseguir clientes pelo instagram. Eu de facto acho uma excelente pergunta e realmente aconselho o Instagram. No entanto, esta rede social pode não ser o único canal de interesse. O Facebook, com os seus grupos e comunidades, pode oferecer um potencial de negócio muito grande, especialmente para sectores como eventos e casamentos, onde existem muitos grupos relacionados com esta área e onde todos os dias fazem-se trocas de conhecimento e de oportunidades. 

Estares em diferentes plataformas é fundamental para alcançar um público mais vasto e maximizar as oportunidades de negócio. O YouTube, outro exemplo, com a sua capacidade para conteúdos aprofundados, é ideal para partilhar conhecimentos para além das restrições de plataformas de formato mais curto como o Instagram ou o TikTok. No caso das minhas Business Classes, por exemplo, começo sempre no Instagram para atingir a minha audiência, mas depois aprofundo os conteúdos no Youtube. 

O contrário acontece com o Tiktok por exemplo. O formato rápido do TikTok apresenta oportunidades para transmitir valor em vídeos curtos, complementando estratégias de conteúdo mais longas. Para os sectores que se baseiam na estética visual, como o design ou a decoração, o Pinterest oferece ambientes adaptados para apresentar trabalhos criativos e mostrar a essência do trabalho.

Para além das redes sociais, a exploração de plataformas específicas do sector pode gerar oportunidades valiosas. Para empreendedoras da área de casamentos, plataformas como casamentos.pt são quase obrigatórias. Da mesma forma, os freelancers podem aproveitar plataformas como Freelancer, Workana, Upwork ou Zaask para aceder a uma grande variedade de oportunidades de trabalho e expandir a sua base de clientes. 

Independentemente das plataformas que escolheres estar presente, o importante é manter uma presença constante em pelo menos uma delas. Investir tempo e recursos em canais prioritários, como o Instagram, ajuda a criar consciência de marca, o que conduz a um envolvimento e crescimento sustentados.

Mostra o teu negócio ao mundo! 

Esta é aquela estratégia que posso traduzir como “Perder a vergonha”. Eu sei que como empreendedoras, é difícil dar este passo. Preferimos ficar na nossa bolha e esperar que os clientes cheguem de forma natural, porque afinal somos as melhores no que fazemos e de certeza que os clientes vão encontrar-nos  Ainda que eu goste dessa atitude, mulher, é importante mostrares ao mundo que estás presente e pronta para vender. Não podes ter medo de te mostrar como empreendedora, como profissional. Pelo contrário, deves ter orgulho na tua história e partilhá-la com todos aqueles que te podem ajudar a chegar mais longe. 

Um exemolo de como conquistar clientes no instagram é o de partilhares o teu perfil profissional no teu perfil pessoal. Estas pessoas, como fazem parte do teu círculo próximo, podem tornar-se embaixadores da tua marca, recomendando os teus serviços e divulgando o teu perfil profissional. Aproveitar este potencial do teu círculo próximo não só expande o alcance, como também constrói uma base de confiança e credibilidade.

É por isso importante teres um mindset proativo e declarares ao mundo de que estás pronta para deixar a tua marca e mudar a vida dos teus clientes.

Sai do Instagram!

Sai do Instagram!

A ideia de deixar o Instagram pode parecer estranha vinda de uma empreendedora digital como eu, mas é uma dica que vale ouro. Embora o Instagram e outras plataformas digitais ofereçam imensas oportunidades, é essencial reconhecer que o mundo se estende muito além dos limites do reino digital. 

Como empreendedoras, temos de explorar canais e caminhos para promover os nossos negócios. Eu coloco sempre esta questão às minhas mentoradas e alunas:”Se o Instagram deixasse de existir, onde é que ias divulgar o teu negócio?”. 

Investir em canais offline pode produzir resultados valiosos, especialmente para aqueles que dependem fortemente de plataformas digitais para a promoção de negócios. Se ainda não tiveres a tua base de contactos ou o teu próprio site, torna-se ainda mais importante explorar canais alternativos para chegar ao teu público alvo. 

Considera por exemplo empreendedoras que têm serviços de comida para fora. A distribuição de panfletos nas caixas de correio pode ser uma estratégia altamente eficaz, uma vez que chega diretamente aos potenciais clientes que podem precisar desse serviço para vários eventos ou festas de família. 

Às minhas empreendedoras que têm serviços de eventos para crianças, por exemplo, a colocação estratégica de cartões de visita em sítios estratégicos pode produzir resultados significativos. Cafés, ginásios, lojas de roupa, lojas de brinquedos e cabeleireiros são sítios típicos para este público alvo. Ao colocar estrategicamente cartões de visita nestes sítios, podes aumentar a tua visibilidade e podes desbloquear contactos com potenciais clientes. Complementar os esforços com os offline garante uma estratégia integrada de promoção do teu negócio. 

Recomendações de Ouro

O “Passa a Palavra” é uma das táticas comerciais mais potentes e duradouras para um negócio. As recomendações aproveitam o poder das ligações pessoais e das relações de confiança para impulsionar o crescimento do negócio. Estas recomendações podem vir de diversas fontes, incluindo clientes satisfeitos que experimentaram em primeira mão o valor e a qualidade dos teus produtos ou serviços. Para além disso, as alianças estratégicas com pessoas ou empresas influentes para o teu público alvo podem produzir referências inestimáveis, expandindo o alcance e a credibilidade da empresa no seu nicho de mercado.

Na Mentoria Impulse, acompanho por exemplo uma fisioterapeuta dermatofuncional. No caso dela, foi importante começar a associar-se a clínicas e a cirurgiões plásticos, uma vez que é especializada em acompanhamento pós-operatório. Esta empreendedora tem o seu próprio espaço, e grande parte dos seus clientes são indicações dessas clínicas ou dos próprios cirurgiões nos restantes sítios onde trabalham. 

No centro desta estratégia está a noção de reciprocidade e benefício mútuo. Esta estratégia leva-nos a refletir enquanto empreendedoras sobre a nossa rede de contactos e a identificar as pessoas que conhecem em primeira mão o nosso trabalho e que podem garantir a sua qualidade. Ao cultivar relações com clientes satisfeitos e parceiros estratégicos, consegues criar uma rede de embaixadores que defendem voluntariamente a tua marca e as tuas ofertas. Estas recomendações não só servem como um poderoso aval, como também promovem uma cultura de confiança e credibilidade, ingredientes essenciais para o sucesso.

Por exemplo, eu gosto muito de trabalhar com a Miozis. São responsáveis pelas nossas sessões fotográficas e pelos nossos conteúdos em vídeo, e a Jay, que faz parte da Miozis, é também minha consultora de imagem e maquilhadora. Sempre que as minhas mentoradas perguntam se conheço alguém que possa ajudar nessa área, recomendo vivamente a Jay e a Miozis. O mesmo acontece com clientes da Jay que procuram desenvolver o seu negócio e posicionar-se no digital.

O mesmo acontece com a Mentoria Impulse. Já tive casos de mentoradas que se quiseram inscrever na Impulse porque outra mentorada recomendou a Impulse. Estas recomendações são genuínas, não custam nada, mas acrescentam muito valor. São clientes qualificadas, pertencem ao público alvo que eu trabalho e que não vão colocar barreiras a comprar os meus serviços porque a recomendação vem de alguém de confiança e sabe o impacto que vou ter na sua vida profissional. 

A essência destas recomendações centra-se num cenário em que todas as partes envolvidas saem a ganhar. Quer se trate de um cliente satisfeito a recomendar um amigo ou de um parceiro estratégico a recomendar uma empresa à sua rede, o princípio subjacente é o do benefício mútuo. Através destas recomendações, as empresas não só adquirem novos clientes e expandem o seu alcance, como também contribuem para o sucesso e crescimento daqueles que referenciam.

Parcerias Intencionais

Esta estratégia vem no seguimento da estratégia anterior e reforça o poder da colaboração para impulsionar o crescimento dos negócios e conquistar novos clientes. Ao criar parcerias estratégicas com outros empreendedores que partilham o mesmo público alvo, desbloqueiam-se múltiplas oportunidades de negócio. Estas parcerias vão além de meros conhecidos; envolvem o cultivo de relações profundas e significativas com potenciais clientes que pensam da mesma forma e que complementam os teus pontos fortes e a tua oferta de negócio. 

Podes criar caminhos novos, como lives ou publicações colaborativas no Instagram. São uma forma simples e dinâmica de apresentar produtos ou serviços para um público mais amplo. Ao alavancar as redes sociais e plataformas umas das outras, aumentas o teu alcance e envolvimento, assim como a tua visibilidade e reconhecimento da marca. Através de parcerias intencionais, podes aproveitar o poder das redes sociais para promover relações genuínas e impulsionar um envolvimento significativo com o teu público alvo.

Estas parcerias podem ir além das colaborações nas redes sociais. Podes aproveitar oportunidades para partilhar a sua experiência e conhecimento em aulas ou workshops em cursos geridos por outros empreendedoras. Por exemplo, eu já dei aulas às alunas da Bárbara Bação e mesmo na Impulse já tivemos aulas de outras empreendedoras que eu senti que podiam fazer a diferença com as minhas mentoradas. 

Esta troca de conhecimentos e perspectivas não só enriquece a experiência de aprendizagem das participantes, mas também fortalece os laços entre parceiros.

Networking

Networking 

O networking é indispensável para qualquer empreendedora e uma estratégia intemporal para captar novos clientes. O networking transcende a mera interação social, servindo como um canal para criar relações estratégicas, partilhar ideias e demonstrar experiência nos círculos profissionais. Cada grupo ou comunidade em que te envolves apresenta uma oportunidade única de mostrar conhecimento e oferecer valor. Em vez de pensares que é só mais um grupo, deves concentrar-te em acrescentar valor genuíno às interações, posicionando-te como autoridade de confiança na tua área de especialidade. Não se trata de forçar uma compra, mas de promover contactos e a tua imagem de experiência e confiabilidade.

O networking eficaz requer uma abordagem proativa e vontade de investir no desenvolvimento pessoal e profissional. Ao participar ativamente em programas de mentoria, participar em sessões de formação e procurar orientação de profissionais experientes, desbloqueias uma grande variedade de oportunidades de networking. Por trás de cada sessão de mentoria ou formação está o potencial de criares ligações com pessoas que pensam como tu, líderes do setor e potenciais parceiros. Estas interações não só expandem a tua rede, mas também abrem portas para valiosos caminhos de networking, para futuras colaborações, parcerias e oportunidades de crescimento.

Um exemplo muito simples é o do nosso grupo do WhatsApp com as nossas mentoradas da Impulse. Acho mesmo poderoso a quantidade de mensagens e oportunidades de negócios que ali se geram. Muitas vezes as mentoradas colocam dúvidas e nós, na azáfama do dia a dia e das reuniões, não conseguimos responder logo. Mas assim que vejo as perguntas, reparo que uma ou outra aluna respondeu a uma dúvida porque se tratava da sua área de conhecimento, vejo que outra partilhou uma dica poderosa sobre autoconhecimento porque é a sua área de trabalho e outras estão a tornar-se clientes de outras mentoradas. E isto acontece apenas com a inscrição na Impulse. Imagina se tu também deres o passo! 

O segredo para chegar aos primeiros clientes no mundo digital

No mundo digital, entender como conquistar um cliente é essencial para o sucesso de qualquer empreendedora. Desvendar o segredo para conquistar os teus primeiros clientes no mundo digital depende de alguns pilares que sustentam uma presença online de sucesso. Em primeiro lugar, a consistência é fundamental. A tua presença digital deve ser constante na vida do teu público alvo, oferecendo valor e interagindo regularmente nas plataformas que escolheres comunicar. Mas estar presente não é suficiente; o conteúdo que criares deve ser diferenciado e acrescentar valor. Conteúdo vazio e sem valor não tem repercussão e pode até dissuadir clientes.

No centro da tua estratégia digita está a criação de conteúdo que não apenas capte a atenção, mas também acrescente valor genuíno. Isto envolve a construção de uma narrativa convincente que vá ao encontro das necessidades, desejos e pontos fracos dos teus potenciais clientes. O teu conteúdo deve ter como objetivo inspirar, educar ou entreter, oferecendo insights e soluções que façam com que o teu público se identifique totalmente. Ao tecer uma narrativa que promova a transformação e impulsione um envolvimento significativo, podes estabelecer uma ligação mais profunda e criar as bases para relações a longo prazo.

Além disso, é essencial direcionar as tuas publicações estrategicamente para promover os teus serviços. Compreender as preferências e o comportamento do teu público permite que adaptes as tuas mensagens e conteúdo de acordo com os seus interesses e necessidades. Para além disso, investir em tráfego pago pode aumentar o teu alcance e exposição. Estendes assim o alcance da tua marca para além dos canais orgânicos, criando novas relações e potenciais oportunidades de negócio.

De uma forma muito simples, o segredo para alcançar os teus primeiros clientes no mundo digital está em cultivar uma presença consistente e voltada para o valor que vais gerar no teu público. Ao criares conteúdo interessante e apelativo, ao promoveres o envolvimento e estrategicamente a tua oferta de negócio, vais conseguir conquistar clientes. 

Na Mentoria Impulse trabalhamos muito para que estes clientes não demorem a aparecer. Claro que é preciso dedicação e compromisso da tua parte, mas garantimos que em pouco tempo vais conseguir implementar estas estratégias de uma forma fluída. O nosso acompanhamento constante vai trazer a estratégia e a visão certa para o teu negócio. Vamos a isso?

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