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Vera Pereira

As 9 melhores ferramentas de criação de conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo, atualmente, é uma das estratégias mais poderosas do marketing digital, e passou a ser um complemento imprescindível para que as marcas possam destacar-se online. Ter um bom conteúdo nas redes sociais é uma parte fundamental e, embora seja complicado, é necessário para aumentar a visibilidade do negócio e, consequentemente, gerar vendas. Ter um perfil nas redes sociais não é suficiente. É preciso criar bom conteúdo para que consigas destacar-te da concorrência, atrair novos clientes e aumentar a tua faturação.  

A criação de conteúdo para redes sociais implica pensar em novas ideias para abordar em cada publicação, e pode, por vezes, ser um processo demorado e complexo. Na maioria das vezes, é difícil entender as dificuldades e objetivos do público-alvo, para que possamos transmitir a mensagem de forma sucinta e direta, direcionando-o para o que vendemos.

Porém, o facto de não conseguires produzir conteúdo para a tua marca, pode traduzir-se numa dificuldade em atrair clientes e diminuição das vendas, já que não estarás a transmitir autoridade, e a fazer com que a tua marca seja reconhecida e se destaque da concorrência. As pessoas só vão seguir o teu perfil e comprar de ti se trouxeres, no teu conteúdo, assuntos interessantes que criam conexão e agregam valor ao seu dia-a-dia.   

Continua a ler para ficar a saber como gerar conteúdo para as redes sociais de forma simples e eficaz para fazer crescer a tua marca, como criar posts e stories no Instagram, no Facebook, quais as melhores aplicações para criar conteúdo, entre outras.  

O que é criação de conteúdo

Nos dias de hoje, o potencial cliente só fecha um negócio com uma empresa após muita pesquisa e, considerando que a internet é a maior fonte de pesquisa que existe, o marketing de conteúdo torna-se um dos pontos fundamentais do marketing digital, tem ganhado bastante força e contribui para o aumento do alcance e engajamento entre pessoas e marcas.

A criação de conteúdo digitais oferece informação útil de forma gratuita, com vários propósitos, tais como informar, ensinar e solucionar problemas. Dessa forma, o potencial cliente entende que a marca em questão (ou o profissional) o podem ajudar. Além disso, contribui para a construção de uma perceção de autoridade e confiança no público, tornando a marca memorável, porque o conteúdo de qualidade que oferece vai ao encontro do que o cliente procura.  

Milhares de conteúdos são publicados todos os dias nas redes sociais e atingem um enorme fluxo de pessoas, de diversas formas possíveis, o que faz com que o teu conteúdo possa passar despercebido. E, para isso não acontecer, saberes como implementar a produção de conteúdo para redes sociais é essencial para atingires o público certo, no momento certo e da maneira que tu pretendes.

Vamos entender a importância da criação de conteúdos na internet de forma mais clara:

  • o teu público está na internet e procura informação aqui;
  • a divulgação pode ser feita por um preço mais baixo (do que no marketing tradicional);
  • consegues chegar a mais pessoas e não precisas de limitar-te à tua zona de residência;
  • gera interação com o público, aumentando a confiança;
  • é fundamental para ganhar espaço num mercado onde a atenção é disputada por milhares de marcas, todos os dias;
  • permite a consolidação da tua marca como referência na área em que atuas;
  • permite educar e informar o teu público;
  • agrega valor à tua marca;
  • gera tráfego orgânico no site – quando explorado – e, consequentemente, nas redes sociais;
  • atrai potenciais clientes e gera vendas.

Criação de conteúdo para o Instagram

A criação de conteúdos digitais para o Instagram, faz parte das ações fundamentais na estratégia de marketing do teu negócio. Produzir conteúdo para o Instagram é uma estratégia vantajosa para atingires os teus objetivos, e conseguires expandir o negócio, já que esta é uma das maiores e mais utilizadas redes sociais atualmente. A plataforma começou por ter foco na partilha de fotos, mas hoje é uma poderosa ferramenta para divulgação de negócios e aumento das vendas, com diferentes funcionalidades e formatos.

Já conta com mais de 1 bilhão de utilizadores, e só tende a crescer. O público está a tornar-se cada vez mais diversificado, das mais variadas faixas etárias, por isso, é bem provável que os teus potenciais clientes estejam por lá. Queres saber como otimizar o teu conteúdo para o Instagram? Continua a ler!

É importante entender qual o formato em que te sentes mais confortável e que te é simples para produzir, seja foto, vídeo, texto, entre outros, para a criação de conteúdo para Instagram. O formato que o teu público-alvo procura também é importante. Diferentes formatos servem diferentes funções. Por isso, é essencial planear, organizar e analisar métricas constantemente.

Acredito que a “qualidade” do conteúdo é o mais importante, embora durante muito tempo existisse a ideia de que a “quantidade” de conteúdo era o caminho certo, o levava os empreendedores à exaustão.  Contudo, é importante entender o que o público procura para poder entregar conteúdo de qualidade:

  • Google: Pesquisa mais imediata para comprar
  • Instagram: Pesquisa de profissionais e marcas para conhecer o trabalho, ver como eles trabalham, ver opiniões dos clientes, procedimentos, experiência, etc.  

Lembra-te: o conteúdo do teu perfil de Instagram não deve ser um catálogo de produtos e serviços.

Criação de conteúdo para posts do Instagram  

É importante que, na tua produção de conteúdo para Instagram, procures usar a maior parte dos recursos, já que há inúmeras vantagens em fazê-lo! O verdadeiro problema pode ser na hora de criar. Muitas vezes não temos criatividade, parece que estagnamos, mas eu quero mostrar-te que podes dar a volta a isso e destacar o teu conteúdo no meio dos milhões de posts que surgem por dia!

Os posts são a primeira coisa que as pessoas vêm quando entram no teu perfil e funcionam como a “montra” da tua marca, que serve especialmente para atrair novos e potenciais clientes. A criação de conteúdo para o Instagram, quando falamos de posts no feed, pode seguir esta lógica: pouco conteúdo de conversão, mais conteúdo educativo (constrói autoridade) e de relacionamento (gera identificação).  

Seja qual for o conteúdo que escolhas para teus os posts, recomendo que exista um cuidado com a estética dos mesmos, para tudo estar coerente no perfil e seguir a identidade visual da tua marca. Para isso existem ferramentas de criação de conteúdo que permitem melhorar o aspeto visual dos posts de forma simples, e a maioria destas ferramentas estão disponíveis gratuitamente.  

Conteúdo para Instagram Stories

Os stories são a ferramenta mais poderosa do Instagram para converter seguidores em clientes já que são vistos, maioritariamente, por público mais disposto a comprar. Este formato de conteúdo desaparece após 24 horas, ou seja, é de consumo rápido, tem mais chances de ser visualizado, e, por ser mais espontâneo, permite uma maior proximidade com a audiência.  

Têm uma série de funções que pode ser trabalhada de diversas formas para aumentar muito a interação com entre o público e a marca. O conteúdo pode ser mais espontâneo, sem necessidade de muita edição, mas pode usar os filtros que a aplicação oferece, inserir gifs, músicas, perguntas, sondagens, textos, etc. Ainda assim, deve existir uma preocupação com o seu aspeto visual, mantendo-os coerentes com a comunicação da marca. O conteúdo pode ser uma mistura de lifestyle – para os seguidores verem um pouco do teu dia-a-dia e bastidores de negócio -,com conteúdo mais educativo, direcionando as pessoas para os teus produtos e serviços.

Criação de conteúdo para Facebook  

O Facebook, como qualquer outra rede social, precisa de tempo, atenção e dedicação pois nada acontece do dia para a noite. É fundamental ter uma estratégia definida e desenvolvida.

A criação de conteúdo para Facebook também requer preocupação com o aspecto visual. Mas, é essencial investir nos assuntos que têm mais sucesso junto do público e procurar diversificar os formatos das publicações, desde vídeos, imagens, dar a tua opinião sobre determinado assunto e colocar sondagens para gerar comentários, pois, quanto mais comentários, maior será a entrega do teu conteúdo (e mais pessoas poderão vê-lo).

A plataforma é mais versátil e tem uma vantagem em relação ao Instagram: permite colocar links diretos nos posts. No entanto, as desvantagens pesam muito e são o motivo para o Facebook ser cada vez menos usado pelas marcas, tendo um público mais velho e menos funcionalidades que o Instagram. Portanto, deves avaliar se faz sentido para o teu negócio.

Lista de ferramentas para criação de conteúdo

Até agora aprendemos que um conteúdo relevante é o que te vai diferenciar das outras empresas. Cada uma das ferramentas que te vou mostrar servem para auxiliar neste processo, porque a criação de conteúdo para plataformas digitais não é só escrever bonito. A tecnologia disponibiliza várias ferramentas capazes de criar conteúdo de ótima qualidade e a cada dia que passa, sempre com novas funções e estas, quando bem utilizadas, são capazes de otimizar a tua produção diária de conteúdo. É uma forma de poupar tempo e aumentar a tua performance.  

Abaixo segue-se uma lista de ferramentas para usares no teu conteúdo:

  • Canva: ferramenta de design para todo o tipo de artes;
  • Notion: ideal para organizares o teu conteúdo;
  • Trello: é também uma ferramenta de organização, um pouco diferente no Notion;
  • Unfold: design e edição de stories;
  • Inshot: edição de vídeo;
  • Capcut: edição de vídeo e inclui uma funcionalidade de legendas automáticas;
  • Pinterest: ideal para te inspirares e teres novas ideias;
  • Unsplash e Pexels: banco de imagens sem direitos de autor.

Muitas das ferramentas aqui citadas estão disponíveis gratuitamente e em formato online ou em dispositivos móveis. Mas o que é que cada uma faz ao certo? Continua a ler para ficar a saber mais sobre cada ferramenta e assim aplicares na produção de conteúdo para redes sociais.  

Criação de imagens com o Canva

O Canva é uma ferramenta muito utilizada para a criação e edição de designs seja em imagens ou em vídeos, no computador, telemóvel ou tablet. É muito intuitiva, eficiente e fácil de trabalhar.   

A ferramenta dispõe de designs já prontos, que podem ser editados de acordo com a tua preferência e com a identidade visual da tua marca. O Canva tem designs específicos tanto para o Instagram como para Facebook. É também possível escolher designs prontos de assinaturas de e-mails, posters, cartões de visita, posts em blog entre outros, consoante o objetivo pretendido. Além disso, a ferramenta fornece imensos tipos de letras, elementos gráficos, muita personalização de texto e imagem/vídeo.

Nota: Algumas funções são pagas.

Organização de conteúdo com o Notion

Para planeamento de conteúdo, o Notion é a ferramenta ideal. Permite organizar tarefas tanto para uso pessoal como profissional. Queres fazer uma lista de tarefas? Usa o Notion! Pode ser usado via browser ou como aplicação no teu telemóvel ou tablet, sendo possível partilhar tarefas e conteúdos com outras pessoas e fazer acompanhamento dessas mesmas partilhas.  

É uma ferramenta muito completa, com diferentes formatos de organização de dados, tais como: tabelas, notas, calendário, lista de tarefas, armazenamento de conteúdo, criação de texto, checklists e modelo Kanban.

É eficaz na partilha de dados e organização com a tua equipa, mas eu, pessoalmente, uso-o para organizar todas as vertentes do negócio. Desde ideias de conteúdo, estrutura dos posts, estrutura de produto e serviços, registo de alunas, etc. Podes usar o Notion da forma que te for mais conveniente e prática no dia-a-dia, e existem inclusive diversos tutoriais e modelos prontos a usar e personalizar para esta ferramenta.

Planeamento de projetos com o Trello

O Trello é uma ferramenta para planeamento de projetos. Foi criado para auxiliar as equipas na organização das suas tarefas e funciona em qualquer dispositivo, desde que tenhas acesso à internet.  

Tem uma aparência baseada no método Kanban, e todos os elementos da equipa podem preencher os cartões conforme necessário, seja com texto ou com imagens, e toda a equipa pode ver as anotações. Caso ainda não tenhas uma equipa, também podes usar o Trello para a organização do teu conteúdo!

Nota: Algumas funções são pagas.

Criar Instagram Stories no Unfold

É uma ferramenta para personalizar os Stories do Instagram, sendo que a sua principal função é fazer montagens em fotos ou em vídeo. É possível usar várias fontes, molduras, filtros, elementos gráficos. Alguns recursos são gratuitos, porém muitos outros são pagos.

Nota: Algumas funções são pagas.

Criar vídeos interativos com o InShot

A ferramenta InShot é uma aplicação para quem deseja editar e criar vídeos, para publicar no Instagram ou no Facebook. Podes fazer os mais variados efeitos no vídeo, como colocar bordas com cores, filtros, textos e, claro, permite cortar as partes do vídeo que quiseres.  

Nota: Algumas funções são pagas.

Edição de vídeo com o Capcut

É atualmente a ferramenta mais conhecida de edição de vídeo. O CapCut possui uma interface fácil de usar, com muitas opções de edição e personalização para os vídeos, desde efeitos visuais simples a outros mais complexos, e podes até usar templates de outros criadores. Também é possível editar o vídeo com cortes, colocar texto, filtros, música, narrar os vídeos e gerar legendas automáticas. É perfeito para o Instagram e é totalmente gratuita.  

Ter novas ideias com o Pinterest

O Pinterest é ferramenta que funciona como um motor de busca visual. Os utilizadores encontram no Pinterest imensa inspiração, de outros criadores de conteúdo, chamados de Pins e é a ferramenta ideal para quem tem falta de ideias e procura determinadas referências. Dá para organizar os pins por pastas públicas ou privadas, para que possas consultar sempre que necessário.

Procurar imagens no Unsplash e Pexels

São duas ferramentas de banco de imagens. É possível encontrar todo o tipo de fotografia de alta qualidade sem direitos de autor e gratuitamente.  

Como escolher a melhor ferramenta de criação de conteúdos

Agora já sabes a importância da criação de conteúdo para redes sociais no teu negócio, para que possas ter melhores resultados em vendas e destacar-te da tua concorrência. Se ainda estás a iniciar neste processo, não vais precisar de todas as ferramentas, no entanto deves estar em dúvida sobre como escolher a melhor para a criação de conteúdo.  

Escolhe primeiro as gratuitas, dessa forma poderás testar as ferramentas de criação de conteúdo com todas as funções disponíveis a ver se respondem às tuas necessidades. Para além disso, começa pelas aplicações que otimizam o tempo, mas que te permitem entregar conteúdo de qualidade, como o Canva.

Esta ferramenta é essencial para quem não é designer profissional, visto que podes criar imagens e vídeos de forma simples, e disponibiliza imensos modelos gratuitamente. Já o Capcut é uma das melhores opções para editar vídeos gravados, por todas as funções que tens à tua disposição.

Com estas ferramentas e dicas certamente irás conseguir melhorar o teu conteúdo e assim atrair novos clientes!

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