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Vera Pereira

Como ter mais visualizações nos stories do Instagram

Numa era tão digital é normal que queiras potenciar as tuas redes sociais ao máximo e neste momento vai muito além de posts. Há estratégia a pensar, um branding visual a definir, uma linha editorial de temas a falar, uma persona mas também muito trabalho de conteúdo.

Atualmente uma das melhores formas de chegares ao teu público são as stories de Instagram. Os posts são igualmente importantes, porque ficarão sempre no teu feed, mas uma boa storie é aquilo que vai captar a atenção do seguidor no momento.

Afinal de contas, quantos de vocês é que também não aproveitam talvez momentos ‘mortos’ do dia para fazer uma passagem pelas stories do Instagram? E para espreitar o que se passa nas redes sociais? Eu também o faço e é realmente a norma por isso, porque não explorarmos esta pequena ação a favor do nosso negócio?

Fica por aqui e acompanha-me para que te consiga explicar como é que realmente podes potenciar a tua marca com a simples resposta de como ter mais visualizações nos stories do Instagram.

O que são stories?

As stories de instagram são uma ferramenta da plataforma para maior interação entre os utilizadores. São também elas uma forma de publicação mas com um caráter mais rápido e de curta duração. Enquanto que um post fica sempre no feed (a não ser que decidas apagá-lo), as tuas stories apenas estarão disponíveis para quem visita a tua página por 24 horas.

Elas não podem ser revisitadas por quem visita a tua página passado este tempo mas, dado o impacto que têm tido, já as podes guardar nos teus destaques de Instagram, possibilitando que os seguidores as vejam mesmo dias depois da publicação (sim, meses até!).

Cada storie deve ser idealizada numa proporção de 9:16, e será divulgada no Instagram por 5 segundos. Quanto a vídeos estes são permitidos no formato de storie por 15 segundos mas, caso graves algo de maior duração, este irá dividir-se em várias stories seguidas.

Porque é importante ter mais visualizações nos stories do Instagram?

Ter mais visualizações nas stories do Instagram significa que a tua marca está a chegar a mais pessoas. Infelizmente o algoritmo das redes sociais está em constante mudança e bem sei que por vezes o conteúdo de post pode não chegar a todos.

O seguidor deve estar a seguir outras tantas dezenas de contas e por isso não é de estranhar que o teu conteúdo mais “estático” se possa perder num mar de publicações. Assim, a tua aposta para impulsionar uma rede como o instagram deverá passar muito pelas stories. Mais do que fazer scroll pelo feed, o utilizador do instagram ávido gosta de espreitar as stories, assimilando muito rapidamente a informação que lhe é dada em poucos segundos e de uma forma “animada” e imediata.

Acredito que já possas estar a criar stories para o teu negócio/marca pessoal mas a pergunta que tens de te fazer é a de como ter mais visualizações nas stories do instagram e eu, porque sei o que isso envolve, estou aqui pronta para te ajudar a perceber o caminho.

Não é linear, nem igual a todos mas há certas práticas que sabemos aplicarem-se muito bem na dinamização da conta. De um modo simples reúno aqui alguns métodos para começares a transformar as tuas stories, o teu conteúdo e a entrares neste fantástico mundo das vendas pelas redes sociais.

Métodos para ter mais visualizações nos stories

Stories pessoais (e com algum storytelling)

Quando me perguntam como podem usar as stories a seu favor uma das minhas dicas é que comecem a criar uma história. Não falo de criar uma personagem (embora nalguns casos até se possa aplicar, em função do negócio), mas sim de ter uma ideia clara de como se quer comunicar e de que forma.

Assim, entramos no campo do storytelling, no trabalho de se criar uma narrativa para apresentar o projeto, dar a conhecer o produto e mostrar porque é que o seguidor do outro lado tanto precisa do que tens para oferecer.

Ao mesmo tempo, usar um storytelling aliado a uma vertente mais pessoal pode-te ajudar a posicionar melhor do teu público por te tornares mais relatable (relacionável). Eles vão ver uma pessoa real em ti, uma cara por detrás da marca, e vão entender melhor de onde vem o teu negócio e de como os podes ajudar realmente.

Não é a dica que envolva mais trabalho em termos criativos ou de composição, mas este método, em termos de como ter mais visualizações nos stories do Instagram, é o mais delicado de se trabalhar. Deve ser feito com cuidado, com tempo e apenas se estiveres totalmente à vontade para falar com o teu público. Se não estiveres, não te preocupes porque revelo truques diferentes nos pontos seguintes.

Stories do instagram a falar ou com música

Sim sim, sabemos que por vezes há aquele momento em que se faz uma viagem pelas stories do Instagram em modo silêncio mas sabes que um dos melhores métodos para chegar a mais pessoas é por via de som?

As stories faladas, onde não colocas qualquer legenda, têm tendência a ter um bom alcance e mais visualizações porque quem tiver mesmo interesse vai parar e ouvir. Cria algo descontraído mas também não em demasia – convém teres uma ideia do que queres dizer no teu storie e, mesmo que não estejas a ler de um guião, tem em mente as ideias chaves para teres um discurso fluído e coerente.

Mas, se também não és fã de falar, ou se a storie que queres lançar também não faz sentido ter a tua voz, então aposta numa banda sonora. As stories de Instagram já têm ligação a uma enorme base de dados de músicas e poderás encontrar grandes êxitos ou covers; ao escolheres uma banda sonora a storie de instagram ganha outra projeção.

Stories com Call-To-Actions

As chamadas call-to-actions (ou traduzido de forma livre, chamada para ação) são uma importante ferramenta para os copys das publicações mas sabes que também podes (e deves!) incluir as mesmas nas tuas stories?

Uma storie deve ser algo com que o teu seguidor se consiga relacionar mas, mais do que chamar a atenção, deves usar as call-to-action para manter o interesse e promover a interação diária (ou perto disso pelo menos).

Além de criares uma série de stories tendo por base um storytelling, um dos métodos para ter mais visualizações de stories no instagram é incentivar respostas por parte dos seguidores. Desse modo, existem funcionalidades das próprias stories do Instagram que podes ir juntando:

  • Caixa de Perguntas/Respostas (não te esqueças é depois de responder)
  • Sondagens
  • Contagem Decrescente (com lembrete para o seguidor acompanhar a tua página)
  • Links para os teus produtos/página

Mas atenção, não uses tudo ao mesmo tempo. Vai faseando e alterando conforme o conteúdo e por forma a criares um ambiente “descontraído” e que não se torne demasiado restritivo para ti em termos de publicação também. E claro, utiliza aquele que mais se adequa tendo em conta a ação que pretendes do teu seguidor.

Stories de interação pura com os seguidores

Podes criar uma rubrica semanal, quinzenal, mensal, enfim, totalmente à tua escolha, mas algo que seja de pura interação. Já referimos que as sondagens são perfeitas para começar a interagir com os seguidores e também as caixas de perguntas por isso, porque não fazer uso disso?

Uma das formas de conseguires ter mais visualizações de stories nos instagrams é se criares estes momentos de interação em que pedes feedback dos seguidores mas depois respondes também em público. Um dos maiores erros, infelizmente, é pedir algo de quem está do outro lado mas depois nunca dares o ar da tua graça em termos de resposta. E as redes sociais querem isso: respostas!

Por isso, tira mesmo algum tempo e pede “coisas” aos teus seguidores e a seguir tira um momento para responderes a todos de forma pública. Não precisas de revelar nomes nem perfis, mas podes usar por exemplo uma simples caixa de perguntas para ires tirando todas as dúvidas aos teus seguidores. Assim não precisas de criar conteúdo específico mas estarás na mesma a lançar conteúdo apropriado e com significado que fará as pessoas ficar mais presas à tua página. E, consequentemente, a verificar frequentemente as tuas stories para ver se respondeste às suas questões.

Cria stories animadas

Calma, não te assustes. A ideia não é criar uma mega produção animada como se de uma curta-metragem se tratasse mas sim aproveitar uma ferramenta das stories de instagram. Stickers! Já os usaste?

Os stickers são basicamente funcionalidades que podes utilizar na tua storie e que ajudam a dar um pouco mais de vida à publicação. São portanto um auxílio na animação. Das várias que existem, estas são as que eu sugiro que uses:

  • Hashtags – funciona como as hashtags dos posts mas aqui ficam em grande na storie e dá para os seguidores irem acompanhando também tudo o que for publicado sobre esse nome;
  • Gifs – pequenas imagens animadas que podem ser de uma ação, uma reação ou uma simples seta animada para levar o seguidor a carregar num link;
  • Localização/Clima – uma forma de criar interação é mostrares ao seguidor por onde andas, como é que está o tempo à tua volta e mostrar por isso um lado maisi pessoal e que leva as pessoas do outro lado a querer continuar a acompanhar.
  • Emojis – não é o mais apelativo nas stories de Instagram mas são ainda uma ótima forma de estabelecermos ligação com os teus seguidores. Uma das melhores formas de usarmos um emoji é por exemplo no sticker de pergunta onde a resposta é simplesmente um emoji (que tu escolhes) e uma escala para a pessoa responder – o emoji slider

Utiliza filtros e efeitos nas stories de instagram

Quando as stories começaram a surgir muitas foram as apps que apareceram a dizer que podiam ajudar a criar stories mais cativantes mas na realidade podes usar apenas as funcionalidades que o próprio Instagram já te oferece.

Para além dos stickers, dos questionários e da música, há ainda uma série de efeitos e filtros que te podem ajudar a fazer sobressair as tuas histórias em relação a outras. Eis o que podes testar:

  • Boomerang – gravar um vídeo de poucos segundos que se vai repetir em si mesmo, exatamente como um boomerang;
  • Filtros – existem uma série de filtros que podem ser utilizados para estar por cima da storie que estás a publicar – alguns inclusive são de celebridades e empresas;
  • Máscaras – lembras-te de uma moda que surgiu já com o Snapchat de colocar umas máscaras na cara quando olhavas para a câmara? O Instagram também as tem e podem ser desde óculos escuros, a corações ou máscaras de animais.

Stories de partilhas diretas

Uma boa maneira de te mostrares uma marca ativa no instagram é também fazeres tu próprio(a) partilhas. Sem exagerar, e sem se tornar partilhas sem nexo, só tens a teu favor criar stories de partilha direta de posts relacionados com o teu negócio ou causas sociais. Desse modo podes mostrar ao teu público um outro lado de ti que te torna “mais humano” e não apenas uma marca.

Dentro desta ideia, as partilhas de stories relacionadas com os teus seguidores são também um dos pontos mais importantes. Atualmente muitos são os que quando têm algo que lhes corre bem fazem questão de partilhar nas redes sociais e, se o estão a fazer com o teu produto e marca, porque não usar esse conteúdo grátis a teu favor?

Não tenhas medo de fazer uma partilha de uma storie ou post de um seguidor que tenha realçado o teu trabalho ou produto. Partilha, mostra que és uma referência para os teus clientes e claro, deixa a tua nota de agradecimento a essa pessoa. No final vais ter conteúdo, gerar novas interações e deixar claro a tua credibilidade no meio.

Stories com cadência mas não em excesso

Conteúdo é rei nas redes sociais mas moderação eu diria que é rainha. Ser e estar em excesso também não é bom, mesmo que alguns gostem de aplicar a máxima de que não existe má publicidade mas, e eu sou apologista que racionar é também um dos ingredientes secretos para o sucesso.

O meu objetivo passa por te ajudar a perceber como te deves posicionar no teu mercado de trabalho e na tua área mas, se por um lado te dou todas as ferramentas para te apresentares, também é meu dever dar-te dicas de como o fazer da forma mais acertada.

Deves criar uma estrutura de stories para te manteres relevante (e digo relevante no sentido que as redes sociais, nomeadamente o instagram, pedem sempre ação e presença constante) mas deves também criar um calendário. É importante dosear o número de vezes que lanças stories e a sua frequência e apenas por uma razão muito simples: o seguidor quer-te acompanhar mas não quer ficar de tal forma preso ao teu feed que não consegue acompanhar o de outras marcas ou amigos.

Por isso, foca-te em criar boas stories, apelativas e interativas, mas nunca em demasia em termos de publicação seguida. Nada tira um seguidor mais do sério do que clicar nas tuas stories e no topo, em vez de ver traços de stories publicados, deparar-se quase com uma linha reta porque já são tantas stories que o próprio instagram quase já não as consegue distanciar.

Como posso ver quem visualizou os meus stories no Instagram?

Qualquer storie que publiques cria um histórico nas definições da tua conta de Instagram. Ao longo das 24 horas em que ela está publicada, se tu próprio(a) a fores ver vais ter informação no canto inferior esquerdo sobre quem já a viu. Atualmente, há inclusive a opção de fazer like na própria storie de instagram pelo que também poderás ter uma ideia de quantos corações conquistaste e de quem vieram.

Para acompanhares quem vê a tua storie basta abrires a mesma e ver a informação do canto inferior esquerdo. Ao carregar nas várias fotografias vais ter acesso direto ao histórico, onde poderás ver quem visualizou a tua storie de instagram. O grupo de nomes é apresentado de forma aleatória não sendo possível saberes a ordem cronológica pelo qual foi visto. Mas, aqui uma dica, toma nota de quem te aparece primeiro neste campo. É um segredo para muitos mas quem te aparece primeiro na lista de visualizações de stories de instagram faz parte do grupo de seguidores com mais interação contigo (ou vice versa). É portanto uma ótima forma de perceber quem é mais ativo na página.

No entanto há algo que podes não saber: há uma maneira de visualizar stories anonimamente e isso significa que tu podes não saber na íntegra quem passou pelo teu perfil. Até tu o podes fazer perante os outros – basta que assim o escolha nas definições da tua conta. Mas queres uma opinião? Não o faças! Assume os teus gostos e interesses e mostra também a outros empreendedores que apoias o seu negócio e que estás lá.

Como ver as visualizações dos stories depois de 24h?

Durante as primeiras 24h a informação sobre a storie está na mesma, uma vez que está disponível a todos os seguidores mas após este período também só terás informação por um curto período de tempo.

Atualmente o Instagram apenas permite teres acesso a informação sobre as tuas stories por um período até 48 horas após a publicação. Ou seja, apenas nos dois dias seguintes vais conseguir continuar a ver quem interagiu com a tua storie e de que modo.

Neste caso em particular, caso já tenham passado as 24h, deves ir às definições da tua conta e procurar a informação no arquivo. Basta carregares na tua foto de perfil (canto inferior direito), e de seguida no botão das três linhas (canto superior direito). Depois, selecionando a opção de Atividade, seguida de Arquivo, poderás ir ver a informação das stories anteriores.

Mas lembra-te! Apenas 48 horas após teres publicado. Depois disso podes ter a storie arquivada, ela até te diz se alguém te deu corações (não especificando quem), mas não mostra quem visualizou a tua storie.

Conseguiste perceber que o como ter mais visualizações nos stories do instagram está mais diretamente ligado ao conteúdo do que à frequência? Tens de saber criar stories que sejam apelativas ao teu público, que se identifiquem contigo e que sejam efetivamente cativantes.

Se tiveres dúvidas de como colocar em prática fala comigo. Posso ajudar-te numa consultoria privada a impulsionar o teu negócio. Se preferes estar mais à vontade mas ter ainda uma ajuda podes também ver o meu curso “Stories para Vender”, onde disponibilizo um guia passo a passo para construirmos as tuas stories ao mesmo tempo que atrais novos clientes e te posicionas no teu nicho de mercado.

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