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Vera Pereira

Gatilhos mentais no marketing digital [ATUALIZADO MAIO 2023]

Hoje em dia, especialmente no digital, quantos vocês é que já não ouviram expressões como ‘funil de vendas’ ou ‘conversão de leads’? Sim, são bastante comuns e não são as únicas a representar uma parte importante do negócio: potenciar vendas (para eventualmente fazer dinheiro).

Existem muitas teorias e sim, vários métodos para se atingir objetivos de venda mas há uma pergunta particularmente importante: o que é que incentiva a venda? Há quem teorize que é unicamente o produto e a sua utilidade, mas na realidade entram também neste debate questões como preço e marketing ou publicidade.

Com o meio digital a conseguir alcançar muitas mais pessoas pelo mundo fora é de fácil reconhecimento que um dos maiores desafios é converter um contato com sucesso. Não basta termos leitores para conseguirmos fazer dinheiro, é necessário saber atrair a atenção e transformá-la em real interesse na compra. A chamada conversão do contacto. É talvez o passo mais difícil nesta jornada de um negócio digital mas não está sozinha na lista de dificuldades.

Afinal de contas há que arranjar forma de definir a estratégia certa, encontrar o público-alvo do negócio, e criar uma identidade única e distinta da concorrência. Mas, além disso, é importante pensar na forma e no tom que se comunica. Porquê? Gatilhos mentais. Os gatilhos mentais no marketing digital são os estímulos que podem fazer a diferença na ação que pretendemos do outro lado de quem nos acompanhar. Neste caso até podemos adaptar o conceito para gatilho digital dado que a abordagem tem de ser pensada especificamente para este tipo de comunicação.

Saber aplicar um gatilho digital é conseguir potenciar uma ferramenta que tem por objetivo levar a outra pessoa a fazer aquilo que queremos. Explicamos ao certo que conceito é este e, de uma forma prática e direta, deixamos um guia completo de soluções rápidas e imediatas para serem aplicadas a qualquer momento. Porque não, não se trata de uma técnica de manipulação.

O que são gatilhos mentais?

Gatilho, em termos de dicionário, é o nome dado à peça da arma que a faz disparar quando pressionada mas aqui o que nos interessa é o seu sentido figurativo. Um gatilho é algo que desencadeia uma reação. E sim, neste caso a expressão gatilhos mentais diz respeito a qualquer ação desencada pelo nosso cérebro.

Sendo o cérebro por si mesmo o órgão mais complexo do nosso corpo, ou pelo menos o que tem requerido mais estudos e pesquisa, a percepção sobre o que são gatilhos mentais é ainda uma área com possibilidade de imensa investigação, e que ainda hoje tem as mais variadas abordagens.

Mas, de uma forma geral, podemos dizer que os gatilhos mentais são as respostas naturais de um ser humano ao que o rodeia. Eles são a resposta que advém de situações de instinto, emoção e/ou social e são o que motivam uma pessoa a agir e a tomar determinada decisão.

No nosso caso importa entender que este tipo de gatilhos podem (e devem) ser trabalhados para melhor proveito de um negócio. Não se trata da descoberta da pólvora mas sim de aprimorar aquilo que a sociedade de consumo já há muito aprendeu: usar a emoção humana para levar a que se pratique determinada ação.

E se o conceito ainda parece algo vago, os próximos pontos irão ajudar a perceber do que se tratam efetivamente estes gatilhos mentais poderosos Podes não ter a ideia mas estão presentes em todo o lado e de certeza que já te fizeram também tomar determinada decisão que se calhar não equacionarias tomar.

30 gatilhos mentais para converter em vendas

No meio digital nem sempre usamos o vídeo para chegar ao leitor e por isso é importante que se crie um texto apelativo, descritivo e que tenha aquilo a que chamamos call to action, ou seja, que peça uma ação da parte do leitor.

Esta ideia é o que dá origem a um leque de diversos tipos de gatilhos mentais no marketing digital. Sendo eles possíveis de surgir por foro instintivo, emocional ou social, o segredo da venda digital está em saber como chegar até eles pelas palavras.

Assim, as frases com gatilhos mentais para vendas são as grandes vencedoras para todos os marketeers, social media managers e gestores de negócio que se queiram colocar como referências no mercado. Confere os vários tipos de gatilhos mentais que, se bem incorporados no texto, irão levar a uma ação por parte do leitor.

  1. Novidade
  2. Autoridade
  3. Reciprocidade
  4. Exclusividade
  5. Urgência
  6. Antecipação
  7. Curiosidade
  8. Prova Social
  9. Confiança
  10. Escassez
  11. Porquê
  12. Propósito/Missão
  13. Benefícios
  14. Comparação
  15. Dor
  16. Prazer
  17. Coerência
  18. Compromisso
  19. Sentimento de Pertença/Comunidade
  20. Amor
  21. Empatia
  22. Simplicidade
  23. Personalização/Significado
  24. Ligação / União
  25. Temas polémicos
  26. Perda (nomeadamente a aversão à mesma)
  27. ‘Humanização’ do Produto
  28. História (Storytelling)
  29. Hipótese de Escolha (ou a ideia da mesma)
  30. Privilégio

Frases com gatilhos mentais para vendas

Enumerar os gatilhos mentais até parece fácil mas o sucesso advém ainda mais da correta utilização no momento da escrita. Enquadrando os temas que foram referidos acima, vê como é que gatilhos mentais para vendas já estão tão enraizados que até tu já te deixaste tomar uma decisão por eles:

  1. Vagas Limitadas
  2. Limitado ao stock existente
  3. Promoção válida para as 15 primeiras inscrições
  4. Não percas esta oportunidade!
  5. Produto exclusivo
  6. Garantimos resultados em 90 dias
  7. Somos a maior loja de produtos cosméticos naturais em Portugal
  8. Ganha acesso gratuito por uma semana
  9. Nova versão: o mesmo tamanho, o mesmo design, mas com mais capacidade
  10. A [nome de influencer/celebridade] já utiliza [o produto]. Está na hora de seres tu a experimentar.
  11. Subscreve a mailing list para saberes dos lançamentos antes do tempo
  12. Oferta de cupão de 10% em todas as compras efetuadas até ao final do mês
  13. A Maria perdeu 7kg em apenas 1 mês e meio. Tu também consegues com este plano.
  14. Imagine que podia limpar o chão em metade do tempo. Com este modelo de aspirador é possível.
  15. Um novo site mais perto de ti, e com as funcionalidades que pediste.
  16. A maneira mais fácil de marcar uma viagem é com a Agência Travel. Escolhes o destino e nós tratamos de tudo por ti.
  17. Curso exclusivo para os membros da Academia Fit
  18. Constrói o teu próprio negócio com pouco dinheiro. 5 Dicas para começares.
  19. Innovation: a app mais usada pelos criadores de conteúdo. Experimenta!
  20. Descarrega já o teu e-book gratuito
  21. As 3 formas mais simples de chegares ao teu público-alvo
  22. Parabéns! Conquistaste um cupão de desconto por utilizares a aplicação todos os dias.
  23. Como aumentar as vendas em 50% em apenas um mês
  24. Com este produto consegues uma poupança anual de 100€
  25. Orçamento reduzido? Como fazer duas viagens com pouco dinheiro e muito conforto

Algo que deves ter também em conta é que estas frases não são de uso exclusivo de posts de redes sociais ou conteúdos de landing pages. No meio digital é aliás muito comum ver a aplicação de gatilhos mentais para anúncios. Além de uma escolha cuidada da imagem do anúncio, por ser um meio altamente gráfico, é a escolha cuidada de call to action que vai gerar uma boa responsividade dos anúncios junto do público.

Mais frases com gatilhos mentais para vendas

  1. Aproveita esta oferta limitada e exclusiva.
  2. Aproveita a oportunidade de poupar dinheiro agora mesmo.
  3. Garante o teu antes que esgote!
  4. Fica satisfeito ou recebe o teu dinheiro de volta.
  5. Descobre os segredos para alcançares o sucesso rapidamente.
  6. Aproveita o desconto imperdível só por tempo limitado.
  7. Supera a concorrência e obtém resultados extraordinários.
  8. Não percas mais tempo, começa a transformar a tua vida hoje mesmo.
  9. Aproveita a exclusividade deste produto e torna-te um dos privilegiados.
  10. Aumenta a tua produtividade e conquista todos os teus objetivos.
  11. Descobre como poupar tempo e dinheiro com esta solução inovadora.
  12. Tens acesso a informações exclusivas que vão mudar a tua vida.
  13. Aproveita esta oferta relâmpago e poupa agora mesmo.
  14. Não deixes escapar esta oportunidade única de transformar a tua vida.
  15. Descobre o segredo dos especialistas para alcançar o sucesso.
  16. Obtém resultados surpreendentes com estas dicas infalíveis.
  17. Descobre como este produto vai revolucionar a tua vida.
  18. Aproveita esta oferta especial e melhora a tua saúde imediatamente.
  19. Dá um salto em direção ao teu sonho com este programa exclusivo.
  20. Sente o poder da confiança com este produto comprovado.
  21. Experimenta agora mesmo e desfruta de resultados instantâneos.
  22. Não deixes escapar esta oportunidade única de transformação pessoal.
  23. Torna-te um membro VIP e desfruta de benefícios exclusivos.
  24. Descobre como conquistar o respeito e admiração de todos à tua volta.
  25. Alcança o teu potencial máximo com este treino intensivo.
  26. Liberta-te do stress e da ansiedade com este método eficaz.

Estas frases já podem ser utilizadas em qualquer situação, ainda que algumas farão mais sentido dependendo do tipo de negócio, seja este digital ou não.

Gatilhos mentais para Whatsapp

O copy dos posts das redes sociais, ou os textos das landing pages, são todos eles impulsionadores para converter um contato em venda mas há uma outra maneira de chegar a este mesmo resultado: WhatsApp. Por esta via é importante que percebas que os gatilhos mentais a aplicar devem ir mais de encontro à outra pessoa e não tanto à ideia da venda. Porquê? Porque chegando à pessoa naturalmente irás trabalhar na criação de uma relação de proximidade, levando posteriormente então à venda de sucesso. Eis alguns exemplos de como usar gatilhos emocionais através de conversas mais rápidas (e personalizadas).

  1. Olá! Já não falámos há algum tempo. Como é que estás?
  2. A tua amiga fez uma nova publicação. Entra na app OurFriends para veres.
  3. Já recebemos a tua encomenda. Podes acompanhá-la por este link.
  4. Lançámos um artigo novo no blog que te pode interessar. Podes ler aqui.
  5. Não te esqueças de responder ao convite para a festa do ano. Mal podemos esperar que te juntes a nós nesta celebração.
  6. Foste convidado para entrar no grupo de Dicas Exclusivas de Marketing Digital. Aceitas o convite?
  7. Parabéns. És um dos nossos clientes VIP e gostávamos de te convidar a ser membro do nosso clube para ofertas exclusivas e promoções.
  8. Não percas a nossa venda exclusiva. Vê as promoções disponíveis.
  9. Temos novas funcionalidades na nossa app de fidelização. Já as viste?
  10. Não te esqueças de preencher o teu perfil de sócio para teres acesso a benefícios exclusivos.
  11. Estamos com saudades tuas. Precisas de ajuda para usar a nossa aplicação?
  12. Estás com dificuldade em aumentar o teu número de seguidores? Vê como é que o nosso manual de boas práticas em redes sociais te pode ajudar.
  13. João, já escolheste o que almoçar? Temos uma promoção de Pague 1, Leve 2 absolutamente irresistível.
  14. O Pack Cereja&Pêssego é o favorito da nossa comunidade e já está novamente em stock. Pede já o teu antes que esgote novamente!
  15. Novidade de última hora: as Crazy Fridays vão voltar esta semana. Mantém-te atento para mais detalhes.

Como usar gatilhos mentais na comunicação

Os gatilhos mentais existem em todo o lado: digital, mundo real, no diálogo do dia-a-dia, nos cartazes que vemos na rua e em todo o entretenimento que nos rodeia. Na vida dos infoprodutos dispersa-se em vertentes como textos de posts, imagens apelativas e presença digital.

Torna-se assim Seguro afirmar que o Marketing alia-se à Psicologia para uma estratégia eficaz de vendas. Os gatilhos mentais para vendas servem para promover a ação de compra mas de uma forma positiva. Estas frases que deixámos como exemplo são uma forma de chegar ao coração do leitor. Não se trata de manipular a decisão mas sim de apostar nas boas memórias ou desejos a fim de encontrar a sintonia perfeita com o produto que vendemos. Já os gatilhos mentais para anúncios são uma versão melhorada dos textos de promoção e venda pois são mais diretos e assertivos quanto ao objetivo.

No fundo, em qualquer um dos casos, eles são impulsionares de uma estratégia no meio do Inbound Marketing. E, para a venda de infoprodutos em particular fica a dica: apostar no gatilho mental da antecipação. Uma campanha que vá criando buzz à volta do lançamento do produto é uma das melhores formas de conseguir que o leitor se motive a comprar o mesmo. Bónus: utiliza também como gatilho aquela frase que tantos gostam de ouvir e que os faz sonhar, “[este produto] vai-te transformar a vida”.

E não te esqueças que um negócio digital não tem de ser uma dor de cabeça mas é certamente um projeto que requer atenção e planeamento. Os gatilhos mentais são apenas a ponta do iceberg no que diz respeito à comunicação mas há muito por onde explorar. Conhece primeiro o teu público, as suas dores, os seus objetivos, as suas ambições. E, naturalmente, os tipos de gatilhos mentais para vendas a usar serão rapidamente evidentes para ti.

Mas se te perguntas agora como aplicar tudo isto, a resposta é simples: devagar e com cabeça. Não comeces a ‘disparar’ em todas as direções e a usar todos os gatilhos sem critério. Há gatilhos mentais poderosos mas numa primeira fase de nada vale aplicá-los se não estiverem em concordância com a tua estratégia. Sabendo aquilo a que te propões, será certamente mais fácil adaptar o copy e o conteúdo para o objetivo definido. Quando o fizeres poderás apelar às emoções certas e, desse modo, chegar de forma mais genuína, e até orgânica, à tua comunidade.

Se já descobriste o que queres comunicar mas sentes que os teus copys ainda não são assertivos o suficiente, entra em contato comigo. Através desta técnica, e de outros métodos digitais, posso-te ajudar a potenciar a divulgação dos teus produtos e serviços da melhor forma.

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