Quem desse lado nunca se imaginou a ter um negócio próprio? É algo que até vem de pequeninos. Dizemos que queremos um restaurante, um café, porque nos entretemos com as cozinhas de brincar. Outros dizem que querem uma loja, porque alguém lhes deu notas e moedas de brincar.
Qualquer que seja a origem, a verdade é que ter um negócio é o sonho de muitos mas, nos últimos anos, mais do que uma empresa própria o sonho é desenvolver um negócio digital de sucesso. Porquê? Diz-se por aí que o futuro é tecnológico e por isso este foco é natural, intuitivo até e muito apetecível. Quase de certeza que por esse lado nos últimos meses já te passaram inúmeras ideias de negócios digitais pela cabeça certo? Mais que não seja porque vês outros a investirem nessa área e já ouviste inúmeras conversas sobre como os negócios online para ganhar dinheiro estão em voga para as novas gerações.
Sendo os negócios na era digital algo que já nos transporta muito para temas como teletrabalho ou nomadismo digital, exploramos hoje um pouco mais sobre como é criar um negócio online se pode revelar uma aposta fiável, rentável e claro, muito apelativa (e com razão!).
O que são negócios digitais?
Um termo cada vez mais popular, negócio digital é o sonho das novas gerações. Com a premissa que pode oferecer uma maior flexibilidade no equilíbrio da vida pessoal e profissional, criar um negócio digital online pode ser a solução para muitos e é efetivamente uma forma de aproveitar ao máximo a globalidade que a tecnologia nos trouxe.
Mas, afinal de contas, o que são negócios digitais? Bem, negócios digitais são todos os que se constroem sobre uma base tecnológica. São negócios que dependem exclusivamente da internet (com algumas excepções que envolvem stocks físicos de produtos), e que não têm a necessidade de uma mostra física, ou de um espaço de loja para venda e contato ao público.
Além disso são negócios que numa primeira fase podem não requerer muito investimento financeiro, permitindo assim que cresça de forma natural e sem grande risco para quem os idealiza. Para quem ainda está na dúvida do percurso profissional, os negócios digitais são também ideais para se começarem a praticar como um part time até se tornarem um negócio sustentável de sucesso.
Como começar um negócio online?
Criar um negócio online, na sua base, não é muito diferente de um negócio tradicional. Mas, como o próprio nome indica, deverás ter muito mais atenção ao meio digital e como é que o irás utilizar em teu proveito.
De uma forma sucinta, estes são pontos essenciais para delineares o teu negócio online:
Escolher um nicho/área de negócio
Não te prendas a uma área demasiado grande, mas procura antes criar um negócio digital especializado. Não deverá ser demasiado de nicho mas também não pode alargar tanto que percas o controlo.
Por exemplo, uma loja online é um ótimo negócio digital, mas apenas se definires à partida o que vais vender. Se começares a vender tudo podes começar a ter perda de dinheiro rapidamente por teres investido em stock e não estares a apresentar de facto o que as pessoas procuram.
Perceber se a ideia do negócio digital tem público
Como em qualquer negócio, mesmo os tradicionais, tens de saber se vais ter clientes. De que te adianta criar toda uma empresa, com marca e produtos, se depois for algo que ninguém compra? É por isso de extrema importância que faças um rápido estudo de mercado para perceber se vais conseguir encontrar interessados no teu negócio.
Procura em grupos e fóruns das áreas que estás a pensar entrar em termos de nichos, pergunta a quem te rodeia e vê as tendências. As ideias de negócios digitais atualmente são imensas mas algumas podem já estar saturadas e outras, ainda que com muita oferta, podem ser ainda uma boa aposta se te souberes distinguir da concorrência.
Desenvolver uma estratégia de marketing (e posicionamento) digital
Um negócio digital não sobrevive apenas de meia dúzia de posts nas redes sociais e de uma landing page. Precisas de mais, muito mais. Sendo o mercado digital altamente concorrido, é importante que te destaques, que te posiciones como uma autoridade dentro da tua área e que encontres o teu lugar face a possíveis concorrentes.
Uma boa estratégia de marketing digital é o primeiro passo para lançares o teu negócio digital e estares um passo mais perto de conseguires chegar ao sonho de negócio multimilionário. Para que o teu negócio digital tenha sucesso deves desenvolver um trabalho de estratégia que entenda:
- quem é o público-alvo do negócio;
- quais os concorrentes e em que plataformas de redes sociais se encontram;
- as dores/necessidades do público-alvo;
- as motivações para o público querer determinado produto/serviço;
- entre outros.
Testar o negócio em contexto real
O último passo antes de te posicionares como empreendedor(a) digital é testar o teu produto (ou oferta de serviços) e perceber se até ao momento estás no caminho certo para criar um negócio online de sucesso.
Faz o lançamento do teu negócio digital mas de forma controlada, ou seja, não atires tudo para o mercado mas faseia e testa o teu público. O meu conselho é que faças gastando o mínimo de recursos possível e com algo simples. Porquê? Podes ver se pensaste bem no negócio, ver se a estratégia digital a que te propões está bem direcionada, e ainda começar a dar os primeiros passos para perceber se eventualmente poderás já ter algumas falhas detectáveis.
Quando tiveres dados que mostrem que o lançamento está a ser mais sucesso que fracasso, então atira-te e cria toda a marca e ativa o negócio a 100%.
Ideias de negócios digitais lucrativos
Se já sabes aquilo que fazes bem, e se tens a ambição de conquistar mais, então está mesmo na hora de lançares o teu negócio digital. Nas minhas mentorias ajudo-te a posicionar a tua marca e a tua comunicação mas, antes de tudo isso, importa saber sobre o que é o teu negócio.
Se ainda não tens no entanto definido ao certo o que queres fazer, mas se sabes que este é o caminho para o futuro, então acompanha-nos. Reunimos 8 ideias para abrir um negócio online de forma simples e alguns até de forma quase imediata. Quem sabe algum poderá ser o teu futuro.
1. Escrever e-books e vender online
Se és especialista num tema e tens muito conhecimento para transmitir à tua volta, aposta em e-books. A ideia é que cries o design e escrevas a informação e depois apenas tens de utilizar uma landing page para fazer a venda do e-book (formato pdf).
Este tipo de negócio digital é particularmente interessante nos dias de hoje para áreas como decoração, nutrição, DIY e, claro, marketing digital.
2. Vender peças de artesanato online
Neste caso terás de criar uma loja de vendas online e simplesmente controlar as encomendas que recebes e fazer a gestão de stock. Não é um negócio exclusivamente digital, porque tens a componente dos artigos físicos, mas é um negócio que pode ser exponencialmente ampliado por conseguires chegar a mais cantos do país (ou mundo).
Para criares uma loja online deves investir numa boa plataforma e-commerce; terás de pagar uma mensalidade/anuidade mas a ideia é que o serviço seja operado de forma quase automática.
3. Criar loja online com infoprodutos
És designer, crias ilustrações engraçadas e sabes como colocar a criatividade nos ecrãs de computador e outros aparelhos eletrónicos? Então porque não aumentar o portfólio com a venda de infoprodutos da tua própria autoria?
Através de uma plataforma de loja online podes fazer a chamada venda de infoprodutos. Os mais conhecidos são os e-books mas podes focar-te antes num negócio de venda de posters para decoração de quadros. Se te quiseres distinguir inclui por exemplo uma secção de posters personalizados – são encomendas distintas que irás receber e que até podes, em termos de negócios, fazer mais dinheiro porque crias algo único para o cliente.
4. Ser assistente virtual
Uma das profissões que mais cresceu nos últimos anos, especialmente desde 2020, ser Assistente Virtual já é uma realidade e uma ambição de muitos. Como o nome indica este projeto passa por um meio totalmente virtual mas a base é que preste serviços como qualquer assistente na vida real.
Como assistente virtual podes oferecer os mais variados serviços, desde gestão de agenda, caixa de e-mail, emissão de faturas, organização de stock, gestão de plataformas e-commerce ou até mesmo criação de conteúdos digitais.
A grande vantagem deste tipo de negócio digital é que tem muito por onde crescer. Podes escolher um nicho ou diversificar o teu leque de serviços sempre que assim o entenderes e serás sempre tu quem escolhe o que fazer. E o melhor é que não tens de ficar ligado apenas a um cliente, sendo algo que te pode abrir as portas para múltiplos clientes em carteira com trabalhos e funções diferentes.
5. Oferecer serviços freelancer de escrita (online)
Os serviços de freelancer de escrita passam muitas vezes despercebidos mas são os mais apelativos para quem gosta de escrever e ainda não quer largar o trabalho principal. É um negócio ideal para se iniciar em part-time e para ganhar experiência na área dos blogs e sites de notícias.
Atualmente existem plataformas de grandes comunidades de freelancers de content writing ou copywriting e por isso a oferta de trabalho é a mais variada possível. A lançares-te nesta área em Portugal tens a vantagem que ainda há muito por explorar, principalmente porque o marketing digital está a “explodir” e existe a necessidade de criar conteúdo de excelência para os websites e landing pages.
Deves ter no entanto em conta que investir num negócio deste género não é linear. Apesar de gostares de escrever muito sobre um tema não é garantia que consigas potenciar os teus serviços apenas com esse tema. Fica com a mente aberta que poderás ter de aprender mais sobre outros temas e escolher mais do que um nicho para prosperar enquanto freelancer de escrita online.
6. Criar conteúdos digitais para redes sociais
Já existem muitas agências de marketing digital mas para quem tem pequenos negócios elas são apenas uma miragem no que diz respeito a trabalhos em conjunto. E aqui, aqui entra a oportunidade de quem gosta e se quer dedicar às redes sociais – a criação de conteúdos.
Se tens gosto pelo design e gostas de criar imagens distintas para publicações nas redes sociais, ou se tens o olho certo para criar e idealizar vídeos que se podem tornar virais, a gestão e criação de conteúdos de redes sociais será provavelmente a tua praia e o teu potencial negócio digital de sucesso.
Investir num negócio de criação de conteúdos deve ser delineado com cuidado. Não invistas logo em angariar muitos clientes. Começa com um, faz um estudo de quanto tempo demoras com as suas criações, e depois começa a criar uma carteira de clientes mais composta. Uma dica: procura clientes que precisem de transformação digital nos negócios. Há pequenos negócios até já bastante conhecidos mas que ainda não investem no digital a 100% digital e esse é por vezes o pontapé de partida que precisas para te apresentares e ganhares uma parceria.
É uma área bastante criativa e divertida de se trabalhar mas é importante que consigas fazer o equilíbrio para continuar a ser rentável em termos de tempo vs o dinheiro que recebes. Aqui tens também uma outra possibilidade: trabalhar com avenças. Neste tipo de negócios podes apresentar um pacote de serviços e garantir também para ti uma maior estabilidade no final do mês.
7. Lançar cursos ou serviços de mentoria
Já tens uma série de e-books que os clientes adoram, um website que agrega uma comunidade e as páginas de redes sociais com interação constante? Então se calhar está na hora de dares mais um passo em frente para um negócio de sucesso: torna-te mentor(a).
Conquistaste, pelo teu trabalho, uma posição de referência dentro do teu nicho e por isso é extremamente natural que este seja o passo seguinte. Ao lançares cursos ou serviços de mentoria estarás a oferecer aquilo que melhor sabes fazer, que é criar um negócio e potenciar ao máximo com as ferramentas que te oferecem.
E há algo muito importante que deves ter em conta: lançar um curso ou serviço de mentoria para ajudar a impulsionar o negócio de outra pessoa não é oferecer de bandeja uma plataforma de sucesso à concorrência. É passar conhecimento. Tu já és uma autoridade na tua área e ninguém te poderá tirar isso. Aliás, o que as pessoas querem é ser como tu e esse é maior elogio que podes receber, e sem dúvida que é prova que és um caso de sucesso.
8. Criar um site de dropshipping
Se idealizas um negócio digital de venda de produtos mas não tens espaço para ter inventário, o modelo de dropshipping é o ideal para entrares neste mundo. O segredo para o sucesso está em encontrares bons fornecedores, nacionais ou não.
Neste tipo de negócios fica a teu cargo a comunicação de produtos numa plataforma e-commerce mas depois quem faz a gestão de envio dos produtos são os fornecedores com quem tens uma parceria estabelecida.
É um modelo de negócio particularmente apetecível porque te pode dar boas margens de lucro mas sem qualquer investimento na compra de produtos que, se não forem vendidos, poderiam ficar a ganhar pó no armazém.
Além do mais, ao não teres de ter stock contigo, podes sempre mudar a oferta de produtos e ir acompanhando as tendências de mercado. Partindo do pressuposto claro que os teus fornecedores possuem os “produtos da moda”.
Curso para negócios digitais
Lançar um negócio digital é conseguir quebrar barreiras porque podes chegar a pessoas de todo o mundo e divulgar o teu conhecimento – tudo irá depender do teu produto, da língua que usares e de como que te vais posicionar no mercado. Mas o arranque nem sempre é fácil e há certos cursos para negócios digitais que se podem revelar bastante proveitosos para ti a médio/longo prazo.
Ao investires neste tipo de cursos podes centralizar em ti as tarefas principais do teu negócio e ser realmente dono(a) do teu negócio. Como te dissemos, a vantagem de um negócio online é conseguires ter um investimento menor em relação ao tradicional, mas claro que isso implica também uma outra dedicação da tua parte.
Neste momento tenho 3 cursos direcionados para criar negócios digitais de sucesso. Com eles consigo dar-te apoio desde o momento da construção e idealização da ideia de negócio até ao seu desenvolvimento e posicionamento do mesmo neste mundo tão competitivo. As ideias de negócios digitais surgem de ti e dos teus objetivos, mas o caminho para o sucesso pode ser feito em conjunto com alguém que já tem a experiência.
A minha principal oferta como Mentora de Negócios está na vertente de como montar um negócio digital e potenciar o seu crescimento. Pela minha Academia Vera Pereira consigo apoiar-te na criação de infoprodutos – mesmo que ainda não tenhas uma ideia definida de quais fazer, na transformação do conhecimento em algo lucrativo e a fazer um caminho que se traduza num novo negócio de trabalho a tempo inteiro.
O curso está preparado para qualquer área de negócio e posso assegurar oito módulos que irão de encontro a vários pontos essenciais num negócio: definição de nicho, criação de presença no digital, planeamento de estratégia de criação, oferta e lançamento, e ainda ferramentas para dares continuidade ao projeto.
No entanto, também entendo que há certos pontos das redes sociais que parecem ser simples para uns mas mais desafiantes para outros. Assim, tenho já numa outra vertente de mentoria o Stories para Vender, um curso para negócios digitais que precisam daquele extra mile quando o foco são as vendas pelas redes sociais. Uma boa storie não serve apenas para dares a conhecer a tua cara ao público – uma boa storie é capaz de gerar desejo pelos teus serviços, infoprodutos (ou produtos físicos) e, em última instância, a venda. Aqui encontras a forma de criar um storytelling apelativo, de criar uma conexão verdadeira com a tua audiência e de trabalhar e publicar apenas o que está otimizado. Além disso, é também a oportunidade perfeita para teres ideias ainda mais criativas para as tuas stories, daquelas que conseguem ficar na memória do público.
Complementando esta ferramenta, surge também o Íman de Clientes. Este é um curso para negócios digitais direcionado para os vários tipos de projetos, porque o que todos ambicionam é claro chegar a mais leads que se convertam em vendas. No entanto, revela-se bastante promissor quando conjugado com o curso de Stories para Vender porque se complementam numa estratégia de marketing digital conjunta – comunicação e captação de leads.
Os cursos são em separado porque as necessidades de cada um são únicas mas há algo transversal a todos: pretendem transformar o teu negócio em algo verdadeiramente lucrativo para que possas atingir a independência financeira que tanto queres.
Existe algum negócio digital milionário?
Não existe nenhum negócio digital que, à partida, seja sinónimo de milhões. Mas não desanimes, calma.
Já ouviste falar de Neil Patel, um guru do marketing? Ele tem um negócio digital de milhões, é amplamente conhecido na comunidade online e sim, tem todo um negócio baseado no mundo virtual. Ele também começou em pequeno e foi crescendo, com uma comunidade a crescer sempre pelo conhecimento que apresentava.
E é apenas isso que precisas de fazer. Para ter um negócio digital milionário tens de deixar uma parte de ti naquilo que fazes. Se gostares dos conteúdos, se dedicares as horas certas e trabalhares da forma mais inteligente, facilmente conseguirás escalar o volume do teu negócio.
Mas lembra-te! Saber como montar um negócio digital implica foco e clareza para definir o teu caminho. Não queiras chegar a todo o lado e estar presente em tudo. Ter um nicho não é sinónimo de falta de clareza de negócio, nem significa que tens pouco a oferecer. Se o teu negócio digital tiver as peças certas, o volume de negócio irá surgir e a marca tornar-se-á conhecida. Não precisas de ter a dimensão de um retalhista online como a Amazon por exemplo, precisas sim de ter um negócio credível, consistente e que tenha aquilo que os clientes procuram.
Mas como te disse, iniciar um negócio digital é todo um processo e o importante é começar. Se te sentes ainda perdido(a) de alguma forma, marca uma sessão de consultoria comigo e poderemos começar a trabalhar em conjunto para o lançamento de um negócio de sucesso. Conto contigo!